Portal Mobilidade

Evolução  dos carros

O embrião do automóvel foi gerado há mais de 130 anos. Ao longo do tempo, o carro rompeu limites de distância e tempo para tornar-se um símbolo de liberdade

Em 1886, o engenheiro alemão Carl Benz registrou o primeiro carro com motor de combustão interna, o Benz Patent-Motorwagen

O começo da história

Em 1888, Bertha Benz (a esposa de Carl) fez a primeira viagem de longa distância com carro no mundo. Ela percorreu 100 km. Após a viagem, sugeriu uma evolução ao Benz Patent-Motorwagen: a terceira marcha

Primeiro ‘test-drive’

Ainda assim, só em 1898 a primeira mulher do mundo teve habilitação para dirigir: a Duquesa d’Uzérs. No Brasil, Rosa Helena Schorling foi a pioneira a ter uma CNH, em 1932

Dirigir foi uma luta  para as mulheres

Em 1888, surgiu o primeiro veículo movido a bateria, o Flocken Elektrowagen 

Carro elétrico desde o século XIX

A ideia de unir combustível e eletricidade também não é recente. O primeiro carro híbrido foi apresentado em 1901, por Ferdinand Porsche, no Salão de Paris

Primeiro carro híbrido

Os pneus de borracha foram inventados só em 1904. Antes, as rodas eram de madeira ou ferro. A transmissão automática chegou em 1940 e os freios a disco, em 1949, no Chrysler Crown Imperial, produzido nos EUA

Pneus, freios e transmissão automática

O termo “cavalos de potência” foi inventado em 1780, por James Watt. Como o animal era muito utilizado para transporte na época, o engenheiro escocês comparava o desempenho dos motores a vapor com a força de um cavalo

Curiosidade

Em 1914, surgiu o fordismo, sistema de produção de carros em massa criado por Henry Ford para reduzir tempo de produção e custo dos veículos. Foi assim que o carro se popularizou

Fordismo

"O passado serve para evidenciar as nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro”

Henry Ford, fundador da  Ford Motor Company

Em 1974, a Gurgel Motores apresentou o Itaipu, o primeiro elétrico da América Latina 

Futurístico Gurgel

Já em 1979, em meio à alta do preço da gasolina, foi lançado o Fiat 147, apelidado de “Cachacinha”, o primeiro carro movido a etanol do mundo

Primeiro carro a etanol

Em 2003, chegou aqui o primeiro carro flex, movido a gasolina ou álcool: o Volkswagen Gol com motor 1.6. Hoje, o sistema flex equipa cerca de 95% de todos os modelos vendidos no Brasil

O início da dominação do carro flex

57,6

milhões de carros circulam no Brasil hoje

77,2%

foi o quanto a frota cresceu em 10 anos

268

quilômetros é o recorde de congestionamento de São Paulo em 2020

Alguns números

O cuidado com a segurança logo veio. Os airbags começaram a ser testados em 1971, pela Ford. Já o primeiro cinto foi patenteado em 1895

Segurança

A popularização do automóvel também trouxe a preocupação com os poluentes. Assim, o uso do catalisador tornou-se obrigatório nos veículos na década de 90, para filtrar os gases tóxicos 

Poluição

Foi em 2013 que começou a ser vendido no Brasil o Prius, o carro que difundiu a tecnologia híbrida e já era comercializado nos EUA desde o ano 2000

Tecnologia híbrida

Também é da Toyota o carro mais vendido do mundo: o Corolla. Em 50 anos, foram 44 milhões de unidades comercializadas no mercado global

Mais vendido

Em 2014, o Toyota Mirai foi o precursor movido a hidrogênio e células de combustível. Assim como o primeiro carro do mundo, o veículo libera apenas vapor de água, provando que o passado é essencial para a evolução da história

Verdadeiro carro do futuro

Quer saber mais?

e siga  nossas redes sociais