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História das bikes
Já são mais de 200 anos da invenção da bicicleta, uma alternativa de transporte limpo, que não gera engarrafamento e ainda beneficia a saúde de quem pedala
Quando foi inventada a Draisiana, bicicleta criada pelo barão alemão Karl von Drais. Era feita de madeira e não tinha pedal. Era preciso empurrar o chão pra se locomover.
A história começa em 1817
Os pedais só apareceram em 1837 e foram colocados na roda da frente. Pedalar e rápido são duas palavras que não andavam juntas, já que era preciso uma volta completa do pedal da bike, para uma volta completa da roda.
Mais rápido, menos seguro
Para as bicicletas ganharem velocidade, surgiram modelos com rodas dianteiras enormes. Então, o problema passou a ser pedalar sem cair.
Foi quando o inglês J.K. Starley desenvolveu a Rover Safety Bicycle, com rodas de tamanhos similares e correia nos pedais. Foi a partir desse modelo que o escocês John Dunlop introduziu os pneus.
A roda que faltava
Bicicleta e a mulher
O sentimento de liberdade gerado ao andar de bicicleta atingiu crianças, adultos e as mulheres em especial. A bicicleta deu mais autonomia para elas.
"
Eu acho que a bicicleta fez mais para emancipar as mulheres do que qualquer outra coisa no mundo."
Ativista americana, em 1896
Susan B. Anthony
Andar de bicicleta também incentivou o uso de calças pelas mulheres, especialmente após 1914, quando a sufragista Alice Hawkins pedalou em Leicester, na Inglaterra, de calça comprida, para promover o direito de voto feminino.
Efeitos colaterais
Pedalar tornou-se perigoso entre as décadas de 1920 e 1950, quando os carros dominaram as cidades.
Em 1971, mais de 400 crianças morreram em acidente de trânsito em Amsterdam, o que motivou protestos pela cidade.
Atualmente, pedalar pelas cidades voltou a ser uma tendência global. Desde o começo dos anos 2000, países como Dinamarca, Alemanha, China e Japão incentivam o uso de bicicletas.
Nos dias de hoje
Aqui as políticas públicas para as bikes são mais recentes. Mas desde 2016, São Paulo é a cidade com a maior malha cicloviária da América Latina.
A bike no Brasil
503,6
de extensão de malha
cicloviária em SP
473,3
e ciclofaixas
são de ciclovias
30,3
são de ciclorrotas
km
km
Em 2007, os serviços de compartilhamento de bicicleta começam na Europa e se espalham pelo mundo.
Tendência
No Brasil chega em 2011 com as estações de bikes patrocinadas por bancos e evolui para as bicicletas que podem ser deixadas em qualquer lugar, serviço trazido pela Yellow.
Elas chegam para exigir menos esforço nas pedaladas, o motor funciona pelos pedais e as bikes alcançam 25 km/hora.
Agora é a vez das e-bikes
Como escolher sua bike
Opte pelos modelos de bicicletas urbanas Prefira pneus lisos e finos, que rendem mais Escolha uma bicicleta com marcha A recomendação são aros de, no mínimo, 700c O quadro da bicicleta deve se adequar a sua altura