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Por que a manutenção do carro elétrico é mais barata

É mais barato manter um modelo elétrico do que um carro a combustão. Separamos fatos que provam essa afirmação!

Acredite se quiser: o conjunto motriz do carro elétrico é muito mais simples do que o de um veículo a combustão. São menos peças e, por consequência, menos partes que requerem substituição.

Menos é mais

Alguns números

intervalo médio necessário para a troca

3000

km

tempo máximo recomendado para  verificar o óleo

7

dias

6 a 12

meses

validade da maioria dos óleos

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Sem estas peças, a revisão de um carro elétrico é muito mais rápida e simples. O mecânico olha itens como portas de carregamento, bateria, pastilhas de freio, fechaduras, filtro de ar-condicionado, suspensão, dobradiças e trincos.

Vapt-vupt

Em um carro elétrico, quando o motorista tira o pé do acelerador, o carro começa a desacelerar e para automaticamente. A tecnologia evita que o motorista use os freios com frequência, o que reduz o desgaste das pastilhas.

Inteligência = economia

As concessionárias gastam, em média, R$ 200 mil para digitalizar as oficinas que fazem a manutenção de carros elétricos. Contudo, a prática do mercado é de não repassar o valor ao consumidor, pelo fato de este preparo ser o mínimo para realizar as vendas.

Preparo é o mínimo

O carro elétrico aproveita 90% da eficiência energética disponível, contra apenas 30% dos automóveis com motor a combustão. Na prática, o custo operacional é reduzido, pois o desgaste do conjunto motriz é muito menor.

Custo operacional

Bateria com problemas já custou uma fortuna, mas o preço de manutenção da peça caiu 87%, sendo 13% de queda apenas em 2020. Agora, esse defeito já não assusta o motorista tanto quanto antes.

Ué… e a bateria?

A manutenção também inclui o pagamento do tão temido Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). No caso dos elétricos, o valor é menor e chega a 4% sobre o preço do carro. Alguns estados brasileiros ainda oferecem isenção.

Menos impostos, mais alegria

O preço do seguro para um carro elétrico não é tão diferente do valor praticado para um automóvel com motor a combustão. Isso porque, em sinistros, são menos peças para reparo.

Seguro morreu de velho

"

Quase não há relatos de furtos. Como ainda há poucos carros elétricos circulando no País, em caso de roubo eles são facilmente localizados

diretor de relações institucionais, governamentais e de sustentabilidade da Audi do Brasil.

Antonio Calcagnott

Outra dúvida frequente é se misturar óleos de tipos diferentes estraga o motor. Os especialistas recomendam fazer essa mistura apenas quando não há outra opção. O ideal é utilizar sempre o mesmo tipo de óleo lubrificante que já estava na moto anteriormente

Pode misturar?

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