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O óleo lubrificante tem um papel fundamental para o bom funcionamento do motor das motos. Portanto, é essencial que alguns cuidados sejam tomados. Confira alguns mitos e verdades
Como o próprio nome já diz, o óleo lubrificante é responsável pela lubrificação das partes móveis do motor. Portanto, é fundamental verificar periodicamente e garantir que o óleo esteja sempre no nível recomendado.
Além de manter o óleo no nível correto, é preciso fazer a troca periodicamente. O mais indicado é observar os intervalos de quilometragem indicados pelo fabricante para trocar. Essa informação consta no Manual do Proprietário da moto.
Contudo, o intervalo recomendado para a troca do óleo pode variar também de acordo com o tipo de moto, o uso e ainda com o tipo de óleo. Portanto, além de consultar o manual, é importante ler o rótulo do produto e conversar com um mecânico de confiança.
Parece exagero, mas a maioria dos manuais de proprietário (e especialistas) recomendam conferir o nível do óleo todos os dias, antes de dar a partida. O hábito ajuda a nunca esquecer. Antes de pegar a estrada, o hábito é ainda mais importante.
O óleo lubrificante para moto, assim como o utilizado em carros, tem prazo de validade. Assim, é preciso observar a data no rótulo, porque em alguns casos o produto dura seis meses e a troca deve ser feita antes da quilometragem indicada.
Os sentidos são importantes para avaliar o estado de um óleo lubrificante. Cheiro forte, cor escura e maior viscosidade são os principais sinais de que algo está errado. Na dúvida, porém, é importante consultar o sexto sentido: um mecânico.
Não é somente o óleo que merece atenção. Alguns fabricantes recomendam trocar o filtro a cada troca do lubrificante. Essa sempre será a melhor opção para evitar a contaminação do fluido novo com os detritos do filtro usado.
Os motociclistas, sobretudo aqueles com motos de maior cilindrada, mais cedo ou mais tarde vão chegar a esta dúvida: óleo sintético ou mineral?
gerente de suporte técnico da Motul Brasil
Nicolás Demaría
Outra dúvida frequente é se misturar óleos de tipos diferentes estraga o motor. Os especialistas recomendam fazer essa mistura apenas quando não há outra opção. O ideal é utilizar sempre o mesmo tipo de óleo lubrificante que já estava na moto anteriormente
Escolha o sintético e o mineral de boa qualidade. E misture óleos com os mesmos níveis de desempenho API e JASO.
American Petroleum Institute (API) é o grupo que elaborou as especificações que definem os níveis de desempenho dos óleos. Quanto mais longe do “A”, melhor. Então, o API SN é melhor que o API SM, por exemplo.
O Japanese Automobile Standards Organization (JASO) define a classificação de lubrificantes para motores de dois tempos. Para estar de acordo, o óleo precisa produzir um certo nível de atrito, essencial para as embreagens das motos.
Cheque o manual do proprietário
Observe a cor e a viscosidade
Confira o API
Observe os indicadores de viscosidade e desempenho
intervalo médio necessário para a troca
tempo máximo recomendado para verificar o óleo
validade da maioria dos óleos