11 lugares para conhecer a pé na Av. Paulista

Roteiro conectado inclui museus e outros pontos turísticos na avenida mais famosa de SP

Ponto de partida

Para iniciar o roteiro de um dia a pé, é necessário descer na Estação Brigadeiro, na Linha 2-Verde do metrô. Todas as saídas da estação desembocam na Paulista

Japan House

Primeiro ponto do passeio deve ser a Japan House, no número 52. É primeira unidade do projeto do governo japonês para promover o país internacionalmente. O lugar conta com instalações de arte, artigos japoneses e opções de comida.

Casa das Rosas

Do outro lado da Paulista, no número 32, tem o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, mais conhecido como a Casa das Rosas. É um museu instalado em um casarão no estilo clássico francês. A visitação é gratuita e o espaço oferece obras de literatura e arte.. Tem um excelente café aos fundos

Sesc Paulista

Famoso pelo terraço e sua vista ampla para a cidade de São Paulo, o Sesc Avenida Paulista oferece inúmeras atividades e exposições. Com programação dinâmica de arte e cultura, o espaço está localizado no nº 119 da avenida.

Itaú Cultural

O Instituto Itaú Cultural reúne amplo acervo de pesquisa e produção artísticas e teóricas sobre o Brasil. O prédio de vidro no número 149, bem ao lado do Sesc.

Capela Santa Catarina

A Capela de Santa Catarina, localizada no Hospital Santa Catarina, número 200 da Av. Paulista, fica aberta o dia inteiro e coleciona obras de arte, como esculturas e vitrais.

Centro Cultural Coreano

O Centro Cultural Coreano é uma organização cultural que promove o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Coreia. Localizado no Edifício Pedro Biagi, no número 460 da avenida, o espaço oferece eventos, aulas e exposições da cultura coreana.

Fiesp

Centro Cultural Fiesp - Ruth Cardoso foi inaugurado em 1964 e, até hoje, promove atividades culturais na região central da Avenida Paulista. O espaço fica localizado no número 1313, em frente a uma das saídas da Estação Trianon-Masp.

Parque Trianon

O Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon, é um respiro de natureza em meio aos prédios de São Paulo. Inaugurado em 1892, preservado até hoje, o parque tem uma das saídas abertas para a Avenida Paulista. bem em frente ao Masp

Masp

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, ou apenas Masp, é um dos pontos turísticos mais celebrados da cidade. O centro cultural e museu de arte brasileira foi fundado em 1947, na Av. Paulista, no número 1578. A visitação é gratuita às terças-feiras.

Conjunto Nacional

O Conjunto Nacional é um edifício e centro comercial da Avenida Paulista, no nº 2073. O espaço, que já foi um dos primeiros shoppings da América Latina, reúne cultura, comércio, arquitetura e entretenimento.

Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles, inaugurado em 2017, possui áreas para exposições, cineteatro, biblioteca de fotografia, livraria, café e restaurante. Localizado no número 2424, o espaço tem visitação gratuita e funciona de terça a domingo. No terceiro andar há um vão livre que permite belas fotos da avenida.