5 trens que foram preservados e restaurados para oferecer passeios turísticos
Além de proporcionar momentos de lazer, preservação garante resgate cultural e disseminação da história ferroviária do Brasil.
Além de proporcionar momentos de lazer, preservação garante resgate cultural e disseminação da história ferroviária do Brasil.
No Brasil, existem dezenas de trens que passaram por restauro para oferecer passeios turísticos à população. Alguns destes trabalhos foram fruto de parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
Em 2009, a CPTM colocou em atividade o Expresso Turístico, com passeios de trem que partem da Estação da Luz, com destino a Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba. O modelo usado é uma locomotiva ALCO RS-3 de 1952, fabricada no Brasil pela BUD.
O Trem das Águas permite conhecer, em uma autêntica “Maria Fumaça”, uma antiga ferrovia projetada e construída pelos ingleses da Minas&Rio Railway há 115 anos. No local, o então Visconde de Mauá efetuou uma de suas últimas contribuições às ferrovias brasileiras.
O passeio é no trecho reimplantado do antigo leito da extinta EFSC, que funcionou de 1909 a 1971. Segundo a ABPF, a ferrovia teve sua construção iniciada com capital e tecnologia alemã, vindo a ser a única no Brasil construída pelos alemães.
Movido por uma locomotiva a vapor (Maria-Fumaça), o passeio passa por um trecho que pertencia ao Ramal Ferroviário dos Imigrantes. Portanto, sai da estação do Memorial, indo até a Rua da Mooca e, na volta, até a entrada da Estação do Brás, retornando ao ponto inicial.
Operando regularmente desde 1984, esta é a primeira ferrovia histórica da ABPF e do Brasil. Com início na estação de Anhumas em Campinas, a linha da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro segue por 24 km de extensão até Jaguariúna.