Carros voadores: confira 4 passos antes que os eVTOLs possam ganhar os céus
No Brasil, quem lidera a corrida para produção desses veículos elétricos é a Eve Air Mobility, empresa da Embraer que já tem quase 3 mil encomendas
No Brasil, quem lidera a corrida para produção desses veículos elétricos é a Eve Air Mobility, empresa da Embraer que já tem quase 3 mil encomendas
A companhia anunciou que sua primeira fábrica será instalada em Taubaté (SP). É de lá que sairão os 2.850 eVTOLs que já estão encomendados para abastecer 29 clientes de todos os continentes, sendo 335 deles no Brasil, totalizando US$8,6 bilhões em pedidos.
No caso dos eVTOLS da Eve, o início foi em 2018, quando a empresa foi criada dentro da Embraer-X, braço de inovação da Embraer. Ao final dessa fase, ele será testado em voo até o fim deste ano. As primeiras entregas da aeronave são em 2026.
A Anac precisa autorizar a operação dessas novas carros voadores. Em fevereiro de 2022, a Eve formalizou o processo para Certificação de Tipo do eVTOL junto à Anac e, em dezembro de 2023, a agência divulgou os critérios de aeronavegabilidade do eVTOL da Eve para consulta pública.
A infraestrutura para pouso e para carregamento dos carros voadores são alguns dos desafios que precisam ser resolvidos. A Eve trabalha em um software de Urban ATM, para otimização da eficiência e a segurança das operações de voo.
A Eve trabalha junto com autoridades, líderes do mercado em mobilidade aérea urbana, em várias cidades foco e seus clientes. No Brasil, os estudos realizados pela empresa indicam que, para a mobilidade aérea urbana no Rio de Janeiro em 2035, espera-se contar com 245 eVTOLs, 100 rotas, 37 vertiportos e aproximadamente 4,5 milhões de passageiros anuais.