Conheça 5 cidades com ‘trem de cabeça para baixo’
Linhas férreas suspensas existem desde 1901 e estão em apenas três países; saiba quais
Linhas férreas suspensas existem desde 1901 e estão em apenas três países; saiba quais
Percorrendo trajetos sobre rios, áreas montanhosas e até mesmo paisagens turísticas, os trens de 'cabeça para baixo', monotrilho suspenso ou “aerotrem”, estão presentes na Alemanha, China e Japão.
Construído em 1901 na cidade de Wuppertal, o trem suspenso foi o primeiro do tipo em todo o mundo e, hoje, é um meio de transporte muito usado pelos moradores do município, com cerca de 80 mil passageiros diários.
Entre Kamakura e Enoshima, no Japão, o trem de ponta cabeça é utilizado como o meio de transporte mais rápido para percorrer essa rota, realizada em 14 minutos. O mesmo trajeto de trem, leva até 20 minutos.
Com 15,2 km de extensão, esse é o monotrilho suspenso com a linha mais longa do mundo. O Chiba Urban Monorail, na cidade de Chiba, no Japão, criado em 1988.
O monotrilho suspenso com aparência de um panda foi inaugurado em 2021, na cidade que também é um santuário para os animais. O veículo utiliza baterias de lítio como forma de propulsão e pode alcançar até 80 km/h ao longo dos 11,3 km na cidade.
O Optical Valley Skyrail, em Wuhan, na China pode alcançar até 60 km/h e percorre uma linha com 10,5 km e seis estações. Os pisos dos vagões são de vidro, o que permite aos passageiros observar a cidade abaixo.