O corredor de ônibus elétricos promete ligar São Bernardo, na região do ABC paulista, ao terminal Tamanduateí (Linha 2-Verde do metrô).
As obras começaram em fevereiro de 2022, com prazo de 18 meses, mas a conclusão da primeira de duas fases aconteceu apenas no início de 2024.
Segundo Artesp foram necessárias alterações no traçado, com construção de pontes e viadutos de maior complexidade, o que justificou, portanto, a extensão do prazo.
O projeto BRT-ABC é uma herança da gestão Doria (PSDB) em 2019, em substituição ao projeto da Linha 18-Bronze.
Isso porque a implementação do trem, que atenderia a mesma região, foi cancelada – com a obra já contratada – sob argumento de que os custos eram muito elevados.
Os orçamentos eram de R$ 6 bilhões no caso do trem e de R$ 680 milhões no caso do BRT. Após o início das obras, porém, o valor do corredor passou para R$ 1 bilhão.
As obras do BRT-ABC envolvem criar um corredor exclusivo de 17,3 km e 16 estações de embarque rápido com acessibilidade. Assim, com velocidade média de 25 km/h, será possível vencer o trajeto em 43 minutos na linha expressa, e 52 minutos na paradora.