Dia do Ciclista: conheça a história das bicicletas
Veja como os modelos evoluíram ao longo do tempo
Veja como os modelos evoluíram ao longo do tempo
A primeira bicicleta foi criada pelo alemão Karl Von Drais, em 1817. O modelo ficou conhecido como “máquina de correr” e funcionava apenas com o impulso dos pés, sem pedal.
Em 1839, a primeira bicicleta com pedal foi elaborada pelo escocês Kirkpatrick MacMillan. O modelo só começou a ser fabricado 30 anos depois da sua criação.
Com os pedais localizados na roda dianteira, os modelos passaram a ser chamados de velocípede no início da década de 1860.
Os famosos modelos com roda alta começaram a surgir em 1870. Nesta época, os modais também passaram a ser produzidos em metal e podiam alcançar até 40 km/h. Por conta da dificuldade com o equilíbrio, o modelo não durou muito tempo.
Para lidar com a dificuldade em andar com as rodas altas, os modelos da década seguinte começaram por diminuir o tamanho da roda dianteira. A partir de 1880, a evolução acontece de maneira rápida, com a inclusão de pneus e correntes.
A partir dos anos de 1890, os modelos começam a ter produção em larga escala, com uma estrutura muito próxima das bicicletas atuais, com estrutura de alumínio e oferecendo uma opção de transporte.
Foi também na década de 1890 que as bicicletas passaram a ser adotadas pelas mulheres como um importante meio de transporte, além de serem alternativa acessível em relação aos carros, mais raros e caros.
Os primeiros modelos importados da Europa chegaram ao Brasil apenas no final do século 19, junto com o primeiro clube amador de passeios e corridas de bikes: o Club Olympio Paulista, fundado em 1892, de acordo com a Tembici. Alguns historiadores acreditam que a primeira bicicleta que se notícia no Brasil apareceu em Curitiba, em 1898.