IPVA e licenciamento de moto; veja como deixar os documentos em dia
Saiba quando e quais tributos pagar para rodar dentro da lei
Saiba quando e quais tributos pagar para rodar dentro da lei
Documentação irregular ou em atraso é um dos motivos mais comuns para apreensão de motos e multas para motociclistas. Por isso, é importante pagar os tributos anuais, como o IPVA e o licenciamento da moto, para deixar a documentação em dia.
Em São Paulo, o prazo começou no dia 11 de janeiro, para motos com placa final 1. É possível consultar os valores do imposto nos terminais de autoatendimento, internet banking e no portal da Sefaz-SP. Há a opção de pagamento com parcela única à vista em janeiro que dá 3% de desconto ou parcelar em até cinco vezes.
O calendário de licenciamento para motocicletas em São Paulo está disponível no site Mobilidade Estadão. Quem tem placa com final 1 ou 2, por exemplo, tem até o dia 9 de abril para quitar o IPVA à vista e obter o desconto.
O IPVA para motos em São Paulo corresponde a 2% do valor venal da motocicleta, com base em tabela divulgada pelo governo estadual. Cada Estado cobra um valor diferente de imposto. Isso se deve à diferenciação de alíquota em cada unidade da Federação. Também mudam as datas de vencimento e a quantidade de parcelas.
Aprovada em julho de 2022, a resolução do Senado que autoriza os Estados a conceder isenção do IPVA para motos de até 170 cc entrou em vigor neste ano. Entretanto, na prática, a isenção não está valendo em todo o País.
Além do IPVA, para deixar a documentação da sua moto em dia é preciso fazer o licenciamento. O Detran-SP já divulgou o calendário anual de licenciamento de veículos para o ano de 2024. O cronograma obrigatório para moto terá início em 1º de julho e vai até dezembro.