Linha 17-Ouro: trem da BYD pode rodar 8 km sem energia

O primeiro trem da BYD para a Linha 17-Ouro chegou ao Brasil em setembro de 2024. Após montagem e testes no pátio da Água Espraiada, percorreu 1.200 metros até a Estação Washington Luís. O monotrilho segue em fase de testes para garantir sua operação segura

Os trens da Linha 17-Ouro operam sem condutor e contam com 13 baterias que garantem autonomia de 8 km em caso de falta de energia. Além disso, possuem suspensão a ar, que reduz a sensação de balanço e aumenta o conforto dos passageiros durante o trajeto

Com velocidade máxima de 80 km/h, os trens têm 60 metros de comprimento e capacidade para mais de 600 passageiros. Possuem janelas panorâmicas, sistema de ar-condicionado, painéis digitais de informação e área acessível para pessoas com deficiência

A Linha 17-Ouro terá 6,7 km de extensão e 8 estações, conectando o Aeroporto de Congonhas à Linha 9-Esmeralda. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2026, atendendo cerca de 93 mil passageiros por dia útil quando estiver em plena operação

Inicialmente planejada com 18 estações, a linha sofreu cortes e atrasos. Agora, terá apenas 8 paradas, com 7 delas em fase final de acabamento, recebendo sistemas elétricos e de telecomunicação. A Estação Morumbi já teve suas obras civis concluídas

Prometida para a Copa de 2014, a Linha 17-Ouro já custou R$ 5,8 bilhões, bem acima do orçamento inicial de R$ 3,2 bilhões. Após anos de atrasos, o projeto finalmente avança para entregar uma nova opção de mobilidade para a cidade de São Paulo

LEIA MAIS EM JC