Maio Amarelo. Uso da bicicleta como meio de transporte cresce no Estado de São Paulo
Segurança não acompanha
Segurança não acompanha
Conforme a pesquisa Origem e Destino 2023, uso das bikes aumentou 25% em comparação com 2017.
As viagens de bicicleta por ano saíram de 337 mil para 472 mil. Porém, a infraestrutura cicloviária parou no tempo.
Para o especialista Sérgio Avelleda, o crescimento foi impulsionado durante a pandemia. Além das restrições sanitárias, o investimento em infraestrutura também motivou os ciclistas.
“As pessoas foram estimuladas a pedalar porque a infraestrutura cicloviária estava crescendo. Só que, em São Paulo, as ciclovias não foram expandidas e as que já existiam têm sido abandonadas.”
Mortes de ciclistas cresceram 9,9% de janeiro a março de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Avelleda reforça a importância de as cidades incorporarem o sistema seguro Visão Zero, que prega que nenhuma morte no trânsito é aceitável, para administrar o trânsito.
“Essa é a única metodologia para redução das mortes que tem funcionado no mundo todo. Funciona em Fortaleza, em Salvador, em Bogotá, em Paris, em Oslo, em Nova York. Contudo”, acredita.
Em São Paulo, uma iniciativa recente promove mais segurança para ciclistas: a Passarela Jornalista Erika Sallun. Inaugurada 30 anos após ser anunciada na Operação Urbana Faria Lima.
“A função do poder público, entretanto, é proteger as pessoas. Para isso, é preciso que se trabalhe em várias frentes”, conclui Avelleda.