Paris: como conhecer a cidade de metrô
Conheça mais sobre a forma mais rápida e barata de se locomover na capital francesa durante os Jogos Olímpicos
Conheça mais sobre a forma mais rápida e barata de se locomover na capital francesa durante os Jogos Olímpicos
As obras para a construção do metrô de Paris foram iniciadas em 1898. A primeira linha foi inaugurada em 19 de julho de 1900, com um trajeto que conectava Porte de Vincennes com Porte Maillot.
Hoje, a rede de Metrô de Paris é a terceira mais extensa da Europa Ocidental. São mais de 303 estações, 219 km de trilhos e várias linhas, todas identificadas por número e cor.
O transporte metroviário da cidade é dividido em cinco zonas numeradas de 1 a 5, com as três primeiras representando as áreas mais turísticas; ao todo, são 14 linhas operativas, além de duas pequenas rotas adicionais, chamadas 3bis e 7bis.
Há vários tipos de passagens de transporte, com opções diárias, semanais, mensais e avulsas. As categorias se dividem em Ticket t+, Paris Visite e Passe Navigo. A passagem simples custa €1,80 e o pacote mais caro pode chegar a € 86,40..
Com 330 metros de altura, a torre, símbolo da França, é um dos principais pontos turísticos do mundo. De metrô, é possível chegar ao local na estação Bir-Hakeim ou estação Trocadéro (linhas 6 ou 9) ou, ainda, pela linha 8, estação École Militaire.
Inaugurado em 10 de agosto de 1793, para chegar ao maior museu de arte do mundo de metrô, é necessário embarcar na linha 1 e descer na estação Palais Royal - Musée du Louvre.
O Arco do Triunfo está localizado na Avenida Champs Élysées, a mais famosa da capital francesa. As linhas 1, 2 ou 6, com parada na estação Charles de Gaulle, permitem o acesso ao local.
Com obras dedicadas ao século XIX, o Museu d'Orsay fica localizado na margem esquerda do rio Sena, no 7.º arrondissement. Para chegar a ele, é preciso descer na estação Solférino, na linha 12 do metrô.
Neste ano, os Jogos Olímpicos serão sediados na capital francesa, com a previsão de realizarem 329 eventos em diferentes pontos da cidade. A maioria deles pode ser alcançada de metrô.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos ocorrerá na noite do dia 26 de julho nas margens do Rio Sena. Para chegar até lá, é possível pegar a linha 6, que passa próximo à margem esquerda do rio.
O local que sediará provas de atletismo e rúgbi ganhou popularidade por ter sediado diversos jogos da Copa do Mundo de futebol em 1998. Há duas opções para chegar: utilizar a Linha 13 até a estação St Denis ou a linha 12 ou descer na estação Front Populaire.
Com capacidade para 34 mil pessoas, o estádio que sediará eventos de tênis e boxe pode ser acessado pela linha 2 do metrô, na estação Porte Dauphine, ou a linha 13 do trem.
Projetado pelo arquiteto Roger Taillibert, o estádio foi inaugurado em 1972. O lugar está próximo à estação Marcel Sembat, na linha 9 do metrô.