Monociclo elétrico; conheça as regras de uso
O que pode e o que não pode no uso do veículo aqui no Brasil
O que pode e o que não pode no uso do veículo aqui no Brasil
Os veículos de uma roda só, conhecidos como monociclos, têm agradado o público brasileiro em sua versão eletrificada. Com apenas uma roda e apoio para os dois pés, o monociclo elétrico funciona à base do equilíbrio do condutor.
Atualizado no dia 1º de julho de 2023, a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece regras para o uso de ciclomotores, bicicletas elétricas, motocicletas e equipamentos autopropelidos, como os monociclos elétricos.
Assim como patinetes e hoverboards (skates elétricos), os monociclos são modais individuais que conseguem se deslocar em meio terrestre com um sistema próprio de propulsão.
Para andar de monociclos, a resolução dispensa a necessidade de emplacamento e registro. Da mesma forma, não há necessidade de habilitação de nenhum tipo, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ainda assim, os equipamentos autopropelidos precisam possuir um indicador de velocidade, campainha de algum tipo e sinalização noturna. A depender do equipamento, a iluminação precisa ser dianteira, traseira e lateral.