Motoqueiros vs. motociclistas
Por que o respeito mútuo no trânsito é tão importante?
Por que o respeito mútuo no trânsito é tão importante?
Os dicionários não fazem distinção entre motoqueiros e motociclistas. Mas quem convive no universo das duas rodas sabe que há diferenças.
O termo motoqueiro ganhou, com o tempo, uma conotação pejorativa. As pessoas associam a palavra a um condutor imprudente, que desrespeita as leis de trânsito.
Já o motociclista tem relação com o motorista responsável, o entusiasta que utiliza a moto como veículo de lazer, ou ao piloto profissional.
Seja como for, respeito mútuo é o conselho do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). E isso também vale para os motoristas de automóveis e veículos pesados.
Segundo o ONSV, reduzir o número de vítimas fatais em acidentes de moto passa obrigatoriamente por redobrar os cuidados ao circular no trânsito.
O capacete, além de obrigatório, garante proteção para o crânio, a região maxilar e o rosto. Ele diminui em 29% o risco de lesões fatais na região da cabeça e 67% as chances de traumatismos cranianos.
A desobediência das leis de trânsito aumenta o risco e a incidência de acidentes.
É essencial manter distância segura dos veículos, prestar atenção nos pontos cegos, conduzir com faróis acesos e atenção redobrada nos cruzamentos.
Antes de sair, o motociclista deve verificar a calibragem dos pneus, o funcionamento dos faróis, dos freios e a condição da corrente.