O que é economia de baixa altitude?
Logística, voos turísticos, mobilidade urbana, pesquisa e desenvolvimento de aeronaves, conheça mais sobre esse novo mercado:
Logística, voos turísticos, mobilidade urbana, pesquisa e desenvolvimento de aeronaves, conheça mais sobre esse novo mercado:
O sistema de transporte de passageiros e itens em aeronaves que voam em altura baixa e em trajetos menores é uma das novas promessas de lucro em grandes cidades.
O transporte de passageiros em curtas distâncias representa uma das facetas deste novo mercado dentro da economia de baixa altitude.
Na China, esse mercado já movimentou 500 bilhões de yuans em 2023 (cerca de R$ 380 bilhões, em cotação atual), com previsão de chegar a 2 trilhões de yuans até 2030 (cerca de R$ 1,5 trilhão), de acordo com a Administração de Aviação Civil da China (AACC).
Entregas feitas por meio de veículos aéreos não tripulados (VANT) também integram o setor de economia de baixa altitude. A prática consegue agilizar a logística e melhorar a mobilidade urbana em solo.
Aqui no Brasil, a Speedbird Aero já entrega amostras de laboratório, alimentos, produtos de e-commerce e correspondências em veículos deste tipo. Exemplos de delivey deste mode ocorrem em Aracaju (SE), Salvador (BA), Ilhabela (SP), Caraguatatuba (SP), Franca (SP) e Florianópolis (SC).
O turismo é outro setor que desponta dentro da economia de baixa altitude. O dirigível AS700, por exemplo, voa a uma altura de 500 metros sobre a cidade de Jingmen.