O que são jardins de chuva?
Conheça o recurso que pode melhorar a mobilidade urbana nas cidades:
Conheça o recurso que pode melhorar a mobilidade urbana nas cidades:
Utilizados como uma estratégia verde para lidar com chuvas intensas que resultam em alagamentos das vias, os jardins de chuva têm sido a solução buscada em algumas cidades.
Os jardins de chuva absorvem 30% mais a água do que um jardim tradicional, além de aumentar a cobertura vegetal da cidade, reduzir ilhas de calor e reter poluentes e partículas de sujeira antes da água retornar ao solo.
Os jardins de chuva funcionam como sistemas de drenagem sustentáveis, utilizando vegetação nativa para absorver, filtrar e reter a água da chuva.
Segundo a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), esses jardins são Soluções baseadas na Natureza (SBN) eficazes na prevenção e na contenção de alagamentos e inundações.
Jardins de chuva são instalados, geralmente, em calçadas, praças e áreas públicas, ajudando a reduzir o escoamento superficial e, consequentemente, o risco de alagamentos.
Atualmente, são 342 jardins de chuva na capital, entre jardins tradicionais, biovaletas, vagas verdes, calçadas com poço de infiltração e escadarias verdes.
Na Vila Madalena, Zona Oeste, há três unidades incorporados no paisagismo, localizados no Beco do Batman, uma região com pré-disposição para alagamentos.