O Plano Municipal Hidroviário, que está sendo elaborado pela Prefeitura, prevê a despoluição e o uso dos rios de São Paulo para transporte de passageiros
No caso do Rio Tietê, a prefeitura planeja 13 pontos de embarque e desembarque. Confira:
Será o local de baldeação entre o Canal Inferior do Rio Pinheiros e o Canal Central do Rio Tietê
Próxima ao Parque Orlando Villas-Bôas, permitirá o embarque e terá estruturas de lazer
Próximo à Estação Santa Marina, da futura Linha 6-Laranja do Metrô, permitirá a migração para outro modal
O porto será próximo da Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende a Linha 3-Vermelha, 7-Rubi e 8-Diamante, e do Terminal de ônibus Barra Funda
Além de um ponto de embarque, será um Clube Esportivo Náutico, com o objetivo de incentivar os esportes no local
Próximo à estação Portuguesa-Tietê da Linha 1-Azul do Metrô, permitindo a troca de modais
Além de um porto, será um espaço de lazer próximo ao Parque Piqueri – Vereador Toninho Paiva
Será um porto e uma marina, estrutura que permite o “estacionamento” de barcos
Será mais um ponto de baldeação, desta vez entre o Canal Central do Rio Tietê e a área leste do mesmo rio
Mais um dos locais que receberá um porto e um Centro Esportivo Náutico
Será um porto dentro do Parque Ecológico do Tietê, deverá contar com estações de lazer
Poderá permitir o acesso de alunos à USP, além de contar com um Estaleiro-Escola, que pode permitir a criação novos cursos superiores ligados à construção naval
Dentro da área do Parque Fluvial do Canal Leste do Rio Tietê, que inclui o Parque Ecológico do Tietê