Os 10 trens mais rápidos do mundo
Ásia lidera com cinco países no top 10, conheça os outros lugares:
Ásia lidera com cinco países no top 10, conheça os outros lugares:
Ao redor do mundo, trens de alta velocidade se tornaram meios de locomoção ágeis para longas distância. Nesta lista, todos os dez trens mais rápidos alcançam, no mínimo, 300 km/h; e o mais rápido deles supera os 450 km/h.
O Frecciarossa 1000 operado pela Trenitalia realiza cerca de 81 rotas entre Roma e Milão, com uma velocidade média de 300 km/h.
Gerenciado pela companhia ferroviária nacional Korail, o trem KTX-Sancheon funciona desde 2009 e alcança, em média, 305 km/h. O veículo realiza partidas a partir de Seoul, capital da Coreia do Sul.
A sigla AVE é utilizada para resumir os trens de Alta Velocidade Espanhola, operados pela Renfe. O País conta com diversos modelos com velocidades superiores a 300 km/h.
O Al Boraq atravessa diversas cidades do Marrocos e é a única representante da África na lista. O serviço consegue atingir velocidades até 320 km/h.
Um dos mais populares trem-bala do mundo, os trens Shinkasen do Japão têm, em média, uma velocidade de 320 km/h. Atualmente, o serviço conta com dez tipos diferentes de viagem, conectando diversos locais no Páis.
O Train à Grande Vitesse (TGV) tem mais de 50 rotas diferentes, incluindo serviços que vão para além da França até os países vizinhos, como Alemanha e Espanha. O trem consegue alcançar até 320 km/h.
O InterCity Express é outro modelo popular de trem de alta velocidade na Europa. Conectando as principais cidades da Alemanha, os trens ICE já registraram velocidades de até 350 km/h.
Abrindo o pódio, o primeiro chinês da lista é o Fuxing, operado pela China Railway High-speed. O trem construído para circular nas regiões mais geladas do País alcançar, em média, 350 km/h.
O modelo irmão do Fuxing, o Harmony, também conhecido como Hexie, foi inaugurado em 2012 e sua velocidade varia de 160 a 350 km/h.
O Transrapid de Xangai, na China, é o modelo mais rápido do mundo, com velocidade média de até 460 km/h. Além de super veloz, o trem é o único com levitação magnética do mundo a atingir esse marco.