Trem da CPTM pode circular nos trilhos do metrô?

Trem e metrô

Os modais podem se parecer, mas para que um veículo circule pelos trilhos do outro é necessário que bitola, alimentação e comunicação sejam compatíveis

Bitola

Bitola é o tamanho da distância entre as rodas dos trens. Veículos diferentes nem sequer encaixam em trilhos para os quais não foram planejados

Bitolas na CPTM e no Metrô

No Metrô, na CPTM e nos trens da ViaMobilidade, a bitola tem 1.600 mm. Nas Linhas 4-Amarela e 5-Lilás, a bitola é de 1.435 mm

Alimentação

Alimentação é a forma como um trem obtém energia, pode ocorrer de diferentes formas nos trens e no metrô

Alimentação dos trens

Os trens da CPTM e ViaMobilidade recebem energia em seu teto por um equipamento chamado pantógrafo que se liga à rede aérea que passa por cima das linhas

Alimentação no Metrô

Os trens do metrô recebem energia por um terceiro trilho, que fica abaixo do trem. As Linhas 4-Amarela e 5-Lilás recebem energia também pelo teto, mas por um sistema diferente

Comunicação

Comunicação é a forma como o trem é operado e recebe mensagens do Centro de Controle e Operação (CCO).

Comunicação na CPTM e Metrô

A Linha 4-Amarela, por exemplo, é a única que tem trens que rodam sem condutores. Por isso, os trens não são compatíveis com outros ramais

Por que existem tantas diferenças nas linhas?

As diferenças existem, na maior parte dos casos, devido aos avanços tecnológicos que estavam disponíveis na época de construção de cada linha.