Relacionamento sério e longo: conheça a história da criação da Stock Car

Santiago Chamorro no grid da Stock Car Pro Series em Interlagos. Foto: Divulgação GM

30/11/2022 - Tempo de leitura: 3 minutos, 46 segundos

A vontade de um concessionário e a visão da área de marketing da montadora acabaram definindo um futuro inimaginável no final dos anos 1970. Um grupo de pilotos, liderado por Reynaldo Campello, que era revendedor Chevrolet, levou uma ideia até a fábrica de São Caetano do Sul (SP): criar uma categoria de automobilismo utilizando o modelo Opala, primeiro veículo de passeio da marca no Brasil, que completava dez anos de grande sucesso. Dessa forma, o martelo foi batido, e era criado o Campeonato Brasileiro de Stock Car.

Outro importante movimento aconteceria em 2021, quando o colombiano Santiago Chamorro assumiu a presidência da GM América do Sul. Chamorro conversou com exclusividade com o Mobilidade, em entrevista na qual foi abordada a relação da companhia com a Stock Car.

Mobilidade Estadão: A Chevrolet tem tradição no esporte motorizado. Como a empresa vê isso como ferramenta de divulgação de seus produtos?

Santiago Chamorro: Temos um propósito muito claro na Chevrolet: sermos pioneiros nas inovações que movem e conectam as pessoas ao que importa. Essa filosofia está presente também no esporte a motor, em que a marca se destaca como uma das maiores apoiadoras. No Brasil, entre vários feitos, a Chevrolet foi a fundadora da Stock Car. Geramos, assim, uma conexão entre o consumidor e nossos produtos.

Em 1979, a Stock Car, mais importante e profissional categoria do automobilismo sul-americano, nascia do esforço conjunto da Chevrolet e da iniciativa de um grupo de pilotos, que acabou gerando frutos a todos…

Chamorro: Sim. Tem uma frase muito popular, nos Estados Unidos, que diz: “Race on sunday, sell on monday”, cuja tradução é “Compete no domingo, vende na segunda-feira”, numa alusão ao fato de que as corridas podem ser uma ferramenta de promoção interessante para empresas que investem com inteligência no automobilismo.

E a ligação da Chevrolet com as corridas de carro vem desde o seu início, há 110 anos, com seu fundador, Louis Chevrolet, que era um exímio piloto e engenheiro de automóveis.

A Stock Car nasceu Chevrolet, mas, nessas 43 temporadas, ganhou concorrentes de peso. Neste ano, dois dos três primeiros na tabela, que decidem o título, utilizam o Chevrolet Cruze. É a comprovação da engenharia GM, testada e desenvolvida, também nas pistas, disponível ao consumidor?

Chamorro: É muito bacana ver diferentes fabricantes na Stock Car – isso só engrandece a categoria e traz ainda mais competitividade, algo que o público adora. Afinal, têm aqueles que torcem por um piloto; há outros que torcem por uma equipe; e existem também muitos que torcem por uma marca. Ao longo dessas 43 temporadas, foram mais de 500 provas disputadas e 36 títulos – sendo os 5 últimos do Cruze.

A Chevrolet proporcionou o pioneiro televisionamento direto de TV de todas as provas da Stock Car, em 1980. Hoje, a categoria é assistida em mais de 100 Países, com transmissões em português, inglês, espanhol e russo. O investimento em automobilismo dá retorno?

Chamorro: A Stock Car é um fenômeno, principalmente, em razão do talento dos profissionais que trabalham nela. E basta olhar para o nível dos pilotos que formam o grid, atualmente, para entendermos a razão do grande interesse do público.

Além disso, aproveitamos essa audiência qualificada que a competição gera para promover outros produtos do portfólio Chevrolet, como o Camaro (um cupê de alta performance), o Equinox (SUV que oferece dirigibilidade incrível), além do Onix RS, versão de acabamento esportivo do nosso modelo campeão de vendas. Até a S10 tem o seu papel como veículo de auxílio e resgate nas corridas.

Produtos Chevrolet nas pistas. O Omega reinou de 1994 a 1999 na Stock Car
Foto: Sérgio Sanderson

Stock Car “verde” está cada vez mais madura

A Vicar, promotora da Stock Car Pro Series, trabalha forte no processo de disrupção, rumo a um futuro sustentável: 100% do CO2 gerado em todas as suas etapas já é neutralizado em 2022, e o aço empregado no novo carro que vem aí, fornecido pela Acelor Mittal, será também 100% “verde”.

Um novo motor 2.0 l turbo está em desenvolvimento, que cortará drasticamente as emissões; e não podemos descartar também a adoção de sistema híbrido, em breve, nos carros da categoria.

A próxima etapa da Stock Car Pro Series será disputada no dia 11/12, com transmissão, ao vivo, pelo site do Estadão