22 de abril de 1979, circuito de Tarumã, município de Viamão, na Grande Porto Alegre (RS). Naquele dia, dez carros alinharam-se no grid de largada para a primeira corrida do recém-criado Campeonato Brasileiro de Stock Cars. Eram dez Chevrolet Opala, primeiro carro de passeio produzido pela marca aqui, no Brasil. De 1968 a 1992, foram produzidas mais de 1 milhão de unidades do modelo, somando as versões sedã, cupê e perua. Apesar da confiança desses dez pilotos, eles certamente não faziam ideia da dimensão da história que começavam a escrever.
Da vitória de Affonso Giaffone Jr., naquela primeira prova, e o título – o primeiro de quatro de Paulo Gomes naquele ano – chegamos a 43 edições ininterruptas de disputas e um nível de profissionalismo que faz a atual Stock Car Pro Series ser reconhecida como uma das maiores categorias do automobilismo mundial.
A história é tão rica que mereceu um “remake”, incentivado exatamente pelo primeiro campeão, Paulo Gomes. Ao lado de pilotos da velha-guarda e entusiastas, eles criaram a Old Stock Race, categoria que reproduz aqueles anos românticos, e traz o Chevrolet Opala de volta às pistas, em disputas de verdade que já se transformaram em programa obrigatório a quem gosta da Stock Car e do resgate de sua história.
No mês passado, a Old Stock Race realizou a Tarumã Historic, etapa festiva extracampeonato, com duas corridas de seus “Opalões”, fabricados entre 1975 e 1979, além de um desfile de 387 carros de entusiastas e colecionadores, a maioria modelos Opala, incluindo a versão perua, a Caravan.
O palco não poderia ser outro, o autódromo de Tarumã, a pista mais rápida do Brasil. Com participantes de várias partes do País, o evento contou também com a presença de “opaleiros” do Uruguai e do Chile, que também prestaram homenagem à Stock Car no mesmo complexo onde tudo começou, em 1979.
Atuando como chefe de equipe, o tetracampeão Paulo Gomes, conhecido como “Paulão”, acelerou um Opala de numeral 22, o mesmo que o acompanhou em toda a carreira, para deleite dos milhares de fãs que marcaram presença.
“Os Opala e Caravan tinham um estacionamento enorme reservado exclusivamente para eles, só que lotou, e os carros acabaram tomando todas as dependências de Tarumã. Foi maravilhoso ver aquilo tudo. Fiquei muito feliz por proporcionarmos esse espetáculo aos ‘opaleiros’, que lotaram todos os espaços, acamparam no fim de semana e fizeram uma grande festa”, conta Paulão. Ele divide a gestão da Old Stock Race com Georges Lemonias, Walter Salomé e o artista plástico Paulo Soláriz, que criou um troféu especial para o evento.
“Foi tudo lindo. Só que emoção mesmo é na pista, com corrida, pódio, vitória, mas, infelizmente, tivemos dificuldades. Nos primeiros treinos fomos bem, depois o carro começou a dar problemas, e ficamos fora da disputa. Nossa corrida final do campeonato será em janeiro, junto com as Mil Milhas, em Interlagos. Até lá, estaremos preparados para começar o ano de 2023 com o pé direito!”, diz Paulo Gomes, do alto da experiência de 60 anos em automobilismo, completados em 2022.
Na primeira corrida de Tarumã, a vitória ficou com Rodrigo Helal, e a segunda prova foi vencida por Cacá Freire, com uma Caravan da Classe Street, que reúne este modelo e os Opala de qualquer ano, confirmando a alta competitividade da Old Stock Race, que é festiva e pitoresca até o sinal verde da largada. Mas, dentro da pista, a aura daqueles dez pilotos de 1979 continua inspirando os de hoje, em busca da vitória.
Dados das 43 temporadas estão disponíveis
Uma história tão longa e rica merecia um registro à altura. E ela pode ser acessada no Guia BRB da Stock Car, publicação, com quase 700 páginas, que conta a história da Stock Car desde aquele abril de 1979 até a última etapa da temporada 2021, vencida pelo paranaense Gabriel Casagrande.
Resultados de todas as corridas, fichas de todos os pilotos que já competiram na categoria, temporada por temporada, a história dos carros, logotipos, autódromos, traçados, tudo está no guia, que pode ser adquirido, exclusivamente, no endereço: http://www.guiadastockcar.com.br/