Oeixo é composto por 12 indicadores: 5 concebidos para o próprio eixo Governança, 2 para Urbanismo, 2 para Saúde, 1 para Meio Ambiente, 1 para Segurança e 1 para Educação. A nota máxima nesse recorte é de 11,5 pontos, composto pelos seguintes pesos:
Esse eixo conta com dados quanto à transparência do município, à
participação social, ao nível de desenvolvimento municipal e ao de formação do gestor da cidade.
Complementam ainda demais
indicadores de outros eixos relativos diretamente à gestão municipal, como investimentos per capita (despesas pagas) em educação, saúde, urbanismo e segurança. Um novo dado foi inserido, considerando as modalidades de atendimento à distância para o cidadão em 3 cenários: aplicativos criados pela prefeitura, aplicativos de outros organismos ou cidadãos com base em informações ou dados disponibilizados pela prefeitura e website adaptado para dispositivos móveis ou desenhado em versão mobile.
PARTICIPAÇÃO POPULAR
O município que lidera o eixo é Niterói (RJ), que obteve nota 9,9, na
Escala Brasil Transparente. Ele conta, também, com 8 conselhos municipais participativos dentro dos setores analisados e registrou nota 0,778 no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, além de oferecer atendimento aos cidadãos por meio de aplicativo e site.
Uma cidade inteligente deve ser orientada aos seus cidadãos, com seu desenvolvimento pautado no conhecimento, na sustentabilidade e na inclusão.” Axel Grael, prefeito de Niterói (RJ)
Para saber mais, acesse: ranking.connectedsmartcities.com.br