Dirigir um carro com pneus inapropriados é como caminhar usando um calçado com tamanho maior ou menor que o seu pé. Em algum momento, ele certamente causará incômodo e poderá provocar um tombo.
É muito importante escolher os pneus compatíveis com o índice de carga e velocidade do veículo.
Você até pode utilizar pneus com índices mais altos dos que os recomendados pela fabricante, mas nunca inferiores. Isso compromete a segurança do carro e dos ocupantes.
O índice de carga é uma medida que mostra a capacidade máxima de peso que um pneu pode suportar e transportar em condições normais de uso. Ele é indicado por uma numeração, que varia de 45 kg a 279 kg.
Cada número representa uma quantidade específica de carga em quilogramas. “Um índice de carga de 75 indica que o pneu é apto a suportar o peso de até 387 kg, conforme a tabela da Associação Latino-Americana de Pneus e Aros (Alapa)”, diz André Mendes, professor de Engenharia Mecânica da FEI.
Para ler o índice de carga e a velocidade, é preciso procurar pela “sopa” de números e letrinhas estampada na lateral do pneu, ao lado do nome da marca e do modelo do componente.
“Vamos considerar, por exemplo, a especificação de pneu 175/65R14 82T. Nesse caso, 175 é a largura da banda de rodagem em milímetros, 65 é a altura da banda de rodagem em porcentagem da largura”, explica Mendes.
“O R indica que o pneu possui aspecto construtivo do tipo radial. O diâmetro é de 14 polegadas. O último número, 82, e a última letra, T, expressam o índice de carga e o símbolo de velocidade máxima, respectivamente.”
O índice de velocidade é a medida que revela a velocidade máxima suportada pelo pneu. Ele é indicado por uma letra que varia de L a Y.
“Cada letra possui sua respectiva representação de velocidade em km/h. Supondo que um pneu tem índice H, a velocidade máxima que ele aguenta é de 210 km/h”, afirma o docente.
Caso o proprietário tenha dúvidas sobre as medidas ideais dos pneus, a recomendação é consultar o manual do veículo.