Entenda a diferença entre vidro temperado, laminado e blindado

Foto: Getty Images

02/06/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 13 segundos

Talvez você não saiba, mas os vidros não são todos iguais. O material dos para-brisas dos carros é diferente do usado em janelas de casas, copos e outros utensílios domésticos. Isso acontece para redobrar a segurança de motoristas e passageiros. 

“Os vidros temperados são bem mais resistentes que os comuns e têm como principal vantagem o fato de não produzirem estilhaços pontiagudos quando quebram”, diz Luciana Félix, especialista em mecânica de automóveis e proprietária da Na Oficina, localizada em Belo Horizonte (MG). 

“Esse tipo, contudo, não é mais utilizado nos para-brisas dos veículos. Apesar de resistente, prejudica a visibilidade, pois, quando se quebra, forma diversos pedaços e perde sua transparência.” 

Atualmente, o vidro temperado é usado somente nas janelas laterais e na traseira de alguns modelos. Os carros produzidos no País utilizam, obrigatoriamente, desde 1990, vidros laminados no para-brisa. 

“A grande vantagem dos laminados é que, além de serem tão resistentes quanto os temperados, eles ainda permitem boa visibilidade quando quebram”, afirma Luciana. 

Isso se deve ao fato de o laminado, na verdade, ser composto por um “sanduíche” com duas (ou mais) camadas de vidro e uma lâmina plástica no meio que retém os fragmentos em caso de rompimento, impedindo que os estilhaços se espalhem, causando ferimentos. 

“Além disso, o vidro laminado também pode ser retirado com mais segurança após uma colisão, já que ele não se divide em partes”, explica a especialista.

Já os vidros blindados são utilizados em veículos que precisam de proteção contra disparos de armas de fogo. Eles seguem a receita dos laminados, mas possuem diversas camadas de vidro e de películas plásticas. O nível de resistência aumentará conforme a espessura desse “sanduíche”.   

Cuidado com o vidro blindado

“Existe uma regulamentação para as blindagens e é o Exército brasileiro que certifica as fabricantes dos vidros blindados”, alerta Luciana. “Então, é importante escolher uma empresa séria na hora de blindar o veículo, a fim de garantir que essas regras sejam respeitadas.”

Um problema comum em vidros blindados que não seguem as especificações é a ocorrência da chamada “delaminação”, quando as camadas do vidro se soltam, provocando o surgimento de manchas características e – o mais perigoso – o comprometimento da proteção oferecida. 

“Infelizmente, vejo com certa frequência, em minha oficina, clientes que não tomaram cuidado ao conferir a procedência e depois se decepcionam ao constatar o serviço de má qualidade.”