O sistema de freios tem como principais componentes pastilhas e discos, que exigem revisões periódicas para garantir a segurança de motorista e passageiros do automóvel. Uma peça desgastada acarreta desconforto e, em casos extremos, acidentes de trânsito.
De maneira geral, o disco de freio tem vida útil de aproximadamente 40 mil quilômetros percorridos pelo automóvel. Esse número pode aumentar ou diminuir de acordo com a forma de condução, do peso que o veículo carrega e do tipo de trajeto feito diariamente.
Segundo o coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil, Raulincom Borges da Silva, é preciso estar sempre atento às indicações de uso de cada fabricante.
“As causas que levam ao desgaste do disco de freio são diversas e todos os fatores podem deformar a estrutura do componente ao longo do tempo, além de prejudicar a frenagem do veículo”, revela. “Por isso, é importante optar por mecânicos especializados que garantam a execução correta do serviço.”
Verificar a espessura do disco durante as manutenções preventivas ajuda a assegurar que o tempo da vida útil estipulado seja alcançado. Mas não é só: o motorista deve estar sempre atento aos sinais que o carro dá ao longo dos meses.
“Ao entrar em contato com as pastilhas de freio, um disco de freio muito gasto e repleto de irregularidades em sua superfície, como sulcos e incrustações, provoca vibração no volante ou no pedal do freio e ruídos. Nesse caso, o melhor a fazer é recorrer à manutenção do sistema com um profissional”, afirma Borges.
A formação de faixas rebaixadas e irregulares também impede que as pastilhas tenham contato uniforme com o disco, comprometendo a frenagem. O veículo demora mais a responder, exigindo que o motorista aplique mais força no pedal. Quando isso ocorre, é recomendável que o motorista faça uma visita à oficina o quanto antes.
Antes de optar pela retificação do disco de freio, ou seja, desbastar uniformemente a superfície, tornando-a mais uniforme, um especialista deve avaliar a vida útil que a peça terá depois do processo. Vale ressaltar a necessidade de retificar os dois lados simultaneamente, para não prejudicar o balanceamento.
O proprietário do carro deve utilizar somente discos similares aos originais, desconsiderando peças com dimensões diferentes (tanto na espessura como no diâmetro). Outra recomendação é jamais fazer furos adicionais ou chanfrar algumas regiões, ações que fragilizam os discos, causando fissuras e até a quebra do componente.