Que película devo colocar nos vidros do carro?

Foto: Getty Images

09/05/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 7 segundos

A película automotiva, popularmente chamada de insulfilm em referência a uma das primeiras marcas que chegaram ao Brasil, tem a finalidade de escurecer os vidros para aumentar a segurança de motorista e passageiros contra assaltos e outras ameaças.

O item também evita estilhaçamento e contribui com o conforto térmico dentro do veículo em dias mais quentes, além de proteger contra os raios ultravioleta.

“As funções antiestilhaçamento e de conforto térmico ajudam na segurança e bem-estar dos ocupantes, contudo, a de escurecimento pode prejudicar a visibilidade caso as regras estabelecidas pela legislação não sejam seguidas”, explica Jairo de Lima Souza, professor de engenharia mecânica automobilística da FEI.

Por esse motivo, é preciso adotar alguns cuidados na hora da instalação. Não é qualquer película que pode ser colocada nos vidros. Existem padrões específicos e regulamentados. “Em primeiro lugar, deve-se obedecer à legislação que proíbe as que escurecem demais o para-brisa, comprometendo a visibilidade do motorista”, afirma.

Quais películas são permitidas no Brasil?

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em sua resolução 254 – conhecida como Lei do Insufilm –, determina que “a transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para os vidros incolores dos para-brisas e 70% para os para-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo”.

E segue: “Ficam excluídos dos limites fixados os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo. Para estes, a transparência não poderá ser inferior a 28%”.

É comum algumas lojas venderem películas com 5% de visibilidade, proibidas por lei. “Mas quem usa esse tipo de material está cometendo infração grave, passível de receber cinco pontos na carteira de habilitação”, diz Souza.

Instalação da película de vidro no carro

Para instalar a película, leve seu automóvel a um profissional especializado. Ele deverá seguir os seguintes passos:

  1. Limpar muito bem os vidros com água e sabão neutro. Sem nenhum resquício de sujeira e gordura, o vidro adere facilmente à película;
  2. Com uma fita métrica, ele vai medir o vidro para cortar a película no tamanho correto,
  3. O profissional deverá retirar a película da embalagem e aplicá-la de cima para baixo, evitando a formação de bolhas de ar.

Por último, é recomendável esfregar um pano seco para retirar qualquer resíduo de sabão e água.