Vantagens da manutenção preventiva veicular | Mobilidade Estadão | Oficina Mobilidade

Buscando sugestões para:


Logo
Patrocínio

Vantagens da manutenção preventiva veicular

Por: . 01/02/2022

Publicidade

Conteúdo patrocinado por

Vantagens da manutenção preventiva veicular

Identifique riscos e evite problemas futuros no seu carro com planejamento

2 minutos, 17 segundos de leitura

01/02/2022

conversa entre mecânico e cliente

Não é preciso, nem recomendável, esperar que o carro apresente algum problema para levá-lo à concessionária ou às oficinas. A chamada manutenção preventiva tem, como o nome já indica, a missão de evitar que o seu automóvel apresente falhas

“Trata-se de uma ação planejada e sistemática de revisão, controle e monitoramento dos equipamentos e sistemas do automóvel”, afirma Jairo de Lima Souza, professor de engenharia mecânica automobilística do Centro Universitário da FEI. “Feita periodicamente, ela é capaz de reduzir ou impedir falhas e defeitos no carro.”

O professor explica que a manutenção corretiva, ao contrário, já acontece em caso de ocorrência de um problema. Ou seja, é uma providência pontual, não periódica e não sistematizada do veículo. 

De toda forma, ambas implicam em parar de usar o automóvel temporariamente, uma vez que ele não pode funcionar durante a revisão ou reparação. “Mas, na manutenção corretiva, a pausa é feita em momentos de urgência; na preventiva, o processo é previamente elaborado para evitar danos”, esclarece.

Diversas intervenções podem ser realizadas na manutenção preventiva: trocas de velas, cabos de velas, óleos lubrificantes, filtros de ar, óleo e combustível, alinhamento e balanceamento. As ações referentes à suspensão e ao sistema de freio também são vitais para a segurança de todos a bordo.

Para saber qual é o período certo para realizar a manutenção preventiva, fique de olho nas recomendações das fabricantes expostas no manual do proprietário. 

Veja as vantagens da manutenção preventiva veicular

Solução de uma série de problemas

Com uma revisão periódica programada, você identifica defeitos logo de início. Assim, qualquer problema é remediado com rapidez. Além disso, quando está com algum defeito, o carro pode consumir mais combustível e bateria, por exemplo.

Extensão do tempo de vida do veículo

Quando o carro tem algum defeito e começa a funcionar de forma irregular, ele tende a se desgastar mais. Uma peça avariada exige mais esforço de componentes ligados a ela, o que provoca a danificação progressiva do sistema.

Com a manutenção preventiva, os problemas são facilmente identificados e a rápida solução impede que outros componentes também sejam afetados. Isso prolonga a durabilidade do automóvel e melhora seu desempenho.

Tempo para pesquisar e avaliar peças novas

A manutenção pode identificar a necessidade de troca de peças. Como a revisão ocorre com antecedência e de forma planejada, você terá tempo para pesquisar os melhores preços no mercado. 

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login

Espaço do patrocinador

Com Você. Sempre.

Conheça mais de nossos produtos.

VER AGORA