Vale a pena contratar cobertura para vidros?

Foto: Getty Images

10/07/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 35 segundos

Frágeis, mas fundamentais para transitar com segurança, os vidros do seu veículo são tão importantes que contam até mesmo com uma cobertura especial adicional

Geralmente, todos os vidros do veículo estão cobertos pelo seguro auto. Mas, em casos em que há apenas uma trinca ou um para-brisa quebrado, o valor do reparo não costuma compensar o acionamento do seguro em sua totalidade. 

Com a cobertura para vidros, o carro estará 100% protegido por um custo menor do que a franquia total, no caso de uma colisão, por exemplo. Outra vantagem é que o segurado não perde sua classe de bônus ao acioná-la.

Tipos de cobertura para vidros que podem ser contratados

A cobertura de vidros no seguro auto é feita para o reparo ou troca dos vidros. Existem diferentes modalidades oferecidas pelas seguradoras. 

Algumas não exigem franquia e cobram apenas um acréscimo no momento da contratação. Já outras preveem franquia, mas o valor é menor do que a de um seguro completo. Nos dois casos, o serviço precisa ser feito em uma oficina indicada pela seguradora. 

Todas as regras relacionadas a coberturas adicionais devem estar descritas na apólice do seguro e variam conforme a seguradora.

Em geral, as seguradoras costumam oferecer três tipos de coberturas para vidros:

  1. Reparo de vidros

Cobre o reparo no caso de trincas ou quebras e, geralmente, inclui apenas o para-brisa. Um especialista da oficina indicada avalia, segundo critérios técnicos, se é possível reparar o vidro.

  1. Troca dos vidros

Esse tipo de cobertura é mais completo que a de reparo, pois inclui a substituição do vidro no caso de haver uma fissura com mais de 4 centímetros. 

  1. Vidro, farol, retrovisor e lanterna

Modalidade mais abrangente garante a substituição não apenas do para-brisa, mas de faróis, retrovisores, vidros traseiros e laterais, e lanternas.