Airbag para motos e scooters populares deve ser lançado em 2025

Sistema promete ser acessível para facilitar a introdução da tecnologia em uma ampla variedade de motocicletas. Foto: Divulgação/Autoliv

05/10/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 45 segundos

Inventora do cinto de segurança e das cortinas de airbag para carros, a fabricante sueca de sistemas de segurança automotiva Autoliv prometeu para 2025 o primeiro sistema de airbag para motos e scooters populares. Segundo a empresa, o airbag pode reduzir significativamente o risco de ferimentos graves para motociclistas em colisões frontais.

Desde 2021, a Autoliv trabalha em conjunto com a Piaggio para desenvolver um sistema de airbag para motos e scooters mais populares. Além da Vespa, o grupo italiano produz scooters Piaggio e motos Aprilia e Moto Guzzi.

No Salão de Motos de Milão de 2022, as empresas mostraram o protótipo de um triciclo Piaggio MP3 equipado com airbag. A expectativa é que o primeiro airbag faça estreia na scooter de três rodas da marca italiana em 2025.

Embora a Honda tenha instalado airbag na Gold Wing desde 2006, outros fabricantes não adotaram o sistema até hoje. Infelizmente, os motociclistas não se beneficiaram tanto quanto os ocupantes dos automóveis dos avanços na segurança dos veículos.

Protótipo da MP3 com airbag mostrado no Salão de Motos de Milão, no ano passado. Foto: Divulgação/EICMA

Atualmente, muitas scooters e motocicletas já têm sistemas de segurança, como ABS e controle de tração. A adição de airbags será mais um passo na direção de ampliar a proteção para os condutores.

“O desenvolvimento desses produtos faz parte da nossa agenda e é um passo importante em direção ao nosso objetivo de salvar 100.000 vidas por ano até 2030”, ambiciona o CEO e Presidente da Autoliv, Mikael Bratt.

Airbag acessível

Depois de realizar testes físicos e virtuais sobre o comportamento das motos e scooters em colisões, a Autoliv criou o airbag chamado de bag-on-bike. Previsto para entrar em produção em 2025, o sistema consiste em uma bolsa inflável que pode ser facilmente adaptada para diferentes tipos de moto e um sensor eletrônico. Por enquanto, apenas a Piaggio manifestou publicamente a intenção de adotar airbag em suas motocicletas.

“Nosso objetivo é oferecer um sistema completo e econômico para facilitar a introdução desta tecnologia em uma ampla variedade de motocicletas. O bag-on-bike incluirá um airbag e um sensor eletrônico de colisão desenvolvido internamente para completar o sistema”, disse Jordi Lombarte, Diretor Técnico da empresa sueca.

Apesar de afirmar que o airbag pode salvar vidas em colisões frontais, a Autoliv admite que, em certas situações, a proteção oferecida pelo sistema é menor.

Por enquanto, apenas a Piaggio manifestou publicamente a intenção de adotar airbag em suas motocicletas.

“Para atingir a meta global de reduzir para metade as mortes no trânsito, precisamos aumentar a segurança dos condutores de veículos motorizados de duas rodas. Ao trabalhar com dados da vida real, compreendemos os acidentes e tipos de lesões mais frequentes e como avaliá-los num ambiente de laboratório. Através de testes virtuais e físicos, demonstramos o benefício do airbag em colisões frontais. Porém, reconhecemos que há necessidade de soluções adicionais para cobrir mais situações de colisão e comportamentos dos condutores”, alertou Cecilia Sunnevång, vice-presidente de pesquisa da Autoliv.