Eliminator 450: detalhes e fotos da nova Kawasaki que chega ao Brasil em 2024

Embora tenha sido apresentada em junho, nova Eliminator só deve chegar às lojas no segundo semestre do ano que vem. Foto: Arthur Caldeira
Arthur Caldeira
06/07/2023 - Tempo de leitura: 2 minutos, 44 segundos

A Kawasaki destacou-se com dois lançamentos no Festival Interlagos Motos 2023. Além da Ninja ZX-4R, uma esportiva de 400 cc e quatro cilindros, a fabricante japonesa também apresentou a Eliminator 450. Recém-lançada nos Estados Unidos, a nova custom, porém, só chega ao Brasil em 2024.

Ainda assim, a nova Eliminator 450 deixou os fãs de motos custom empolgados com o lançamento. Afinal, o segmento de motos médias – entre 350 cc e 700 cc – tem atraído a atenção dos fabricantes em todo o mundo. Até mesmo a inglesa Triumph, famosa por seus modelos mais luxuosos, apresentou, recentemente, uma nova linha de motos de 400 cc, desenvolvidas em parceria com a Bajaj.

Até mesmo no Brasil, as motos médias estão vendendo bem. Embora ainda representem 15,3% dos emplacamentos em maio, os modelos de média cilindrada tiveram alta de 41,3% em comparação com abril, segundo a Abraciclo, associação dos fabricantes do setor.

Novo motor de 451 cm³ tem 52 cv de potência

Equipada com um motor de dois cilindros, derivado do bicilíndrico da Ninja 400, porém com sua capacidade cúbica aumentada para 451 cm³, a Eliminator 450 produz 52 cv de potência máxima. Câmbio de seis marchas e embreagem assistida e deslizante completam o conjunto mecânico.

Eliminator 450 tem câmbio de seis marchas com embreagem deslizante e assistida. Foto: Kawasaki/Divulgação

A Eliminator 450 ainda oferece freios ABS nas duas rodas, iluminação em LED e painel digital. Além de belo e funcional, oferece conectividade para smartphones, por meio do aplicativo próprio da Kawasaki.

Apesar da tecnologia moderna, a Kawasaki buscou inspiração no passado para criar a nova custom. A Eliminator herdou o nome de um modelo que fez sucesso na década de 1980.

Nova custom tem estilo longo e baixo; seu assento fica a 73,5 cm do chão. Foto: Kawasaki/Divulgação

Seu desenho, porém, remete à Vulcan 650S, mais potente e cara, e traz linhas mais modernas. Com proporções longas e baixas, a nova Eliminator 450 usa um quadro de aço em treliça e tem 1.520 mm de entre-eixos. Seu assento, portanto, fica a apenas 735 mm do solo. Indício de que se trata de uma moto amigável para os iniciantes, público alvo das motos do segmento médio.

O conjunto de suspensões conta com garfo telescópico convencional, com tubos de 41 mm de diâmetro, na dianteira. Já na traseira, a nova custom de 450 cc da Kawasaki usa dois amortecedores (bichoque).

Modelo tem freio a disco com ABS nas duas rodas, além de conectividade para smartphones. Foto: Kawasaki/Divulgação

Com rodas de liga-leve, a nova Eliminator calça pneus sem câmara, nas medidas 130/70-18 (dianteira) e 150/80-16 (traseira). Os freios são a disco nas duas rodas.

Quanto vai custar a Eliminator?

Como não tem data exata de lançamento, a Kawasaki afirma que ainda não definiu o preço da Eliminator 450. Entretanto, pode-se esperar valores acima dos R$ 40 mil.

Afinal, a Ninja 400, sua irmã esportiva, porém menor, é vendida atualmente por cerca de R$ 38 mil, sem frete. Como se trata de um novo modelo, com motor maior e mais tecnologia, como conectividade, podemos esperar que a Eliminator seja mais cara que Ninja e Z 400.