Aplicativo localiza postos de recarga para elétricos

O cartão EDP Smart desbloqueia o ponto e permite o carregamento do veículo. Foto: Divulgação EDP

19/01/2021 - Tempo de leitura: 3 minutos, 6 segundos

Desde o final do ano passado, quem possui veículo elétrico ganhou uma colaboração importante para fazer o planejamento de suas viagens: a EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da EDP, lançou o aplicativo EDP EV. Charge Br no mercado brasileiro. O app permite ao usuário visualizar toda a rede de eletropostos públicos de recarga de elétricos da EDP – atualmente, composta por 50 pontos, localizados em vários Estados do País –, fazer desbloqueio dos equipamentos pelo celular e acompanhar o histórico de recargas. 

Informações sobre o status dos eletropostos, indicando se há veículos carregando ou se o equipamento conta com alguma limitação, também são fornecidas pelo app, em tempo real. “Isso é importante porque, como as recargas levam entre 20 e 30 minutos, no máximo, o condutor pode decidir se espera ou se vai para outro ponto indicado, com integração com seu GPS”, explica Nuno Pinto, head de mobilidade elétrica e negócios B2C da EDP no Brasil.

Inovação aberta

A tecnologia foi desenvolvida pela Voltbras, startup focada no gerenciamento da recarga de carros elétricos que recebeu um aporte da EDP Ventures para viabilizar a construção da plataforma. “O desenvolvimento foi feito por meio do conceito de inovação aberta, com a integração dos times das duas empresas atuando para criar uma tecnologia avançada, agora disponível no mercado”, completa. No processo de desenvolvimento do app, as empresas ouviram dos motoristas quais eram suas principais demandas para o desenvolvimento de um serviço focado em melhorias na experiência de recarga dos veículos. Antes do aplicativo, os motoristas tinham de acessar o site da EDP Smart para fazer um cadastro e receber um cartão em casa para utilizar a rede da companhia. Agora, basta ter o EDP Charge em seu smartphone, com o cartão servindo de backup quando não for possível o abastecimento do veículo utilizando o smartphone.

Cobrança no futuro

De acordo com a empresa, até o final de 2022, deve-se triplicar a quantidade de pontos de recarga atuais: dos 50 atuais para até 150. “A EDP entende que a mobilidade elétrica ganhará cada vez mais relevância no Brasil. Por isso, buscamos proporcionar aos proprietários de veículos elétricos a jornada mais completa de uso dos nossos eletropostos. A parceria com a Voltbras nos permite oferecer aos nossos clientes uma experiência de recarga simples, rápida e segura”, afirma o head de mobilidade elétrica e negócios B2C da EDP no Brasil. Ainda não há prazos, mas a ideia é que, no futuro, esse e outros serviços tenham integração com meios de pagamento para que sejam cobrados dos usuários. “Temos trabalhado nisso, criando um modelo, inclusive do ponto de vista fiscal e tributário. Mas ainda não há nada de concreto, então estamos criando esse caminho, mas dando um passo de cada vez”, completa. 

Para utilizar o app, o usuário pode fazer o download na AppStore ou PlayStore e realizar seu cadastro. Em seguida, ao visualizar o mapa, o motorista poderá se deslocar até o eletroposto que desejar, onde encontrará, na tela, um QR Code ou um código numérico de seis dígitos, que deverá ser inserido para fazer o desbloqueio do equipamento pelo app.

  • 20 mil veículos elétricos e híbridos compõem essa frota, atualmente, no Brasil
  • 50 eletropostos ou pontos de recarga gratuitos são oferecidos, hoje, pela EDP, localizados em vários Estados do Brasil
  • 150 pontos de recarga, no total, serão abertos pela empresa até 2022