Nova Tiger Sport 660 é aventureira para asfalto

Triumph Tiger Sport 660 tem preço a partir de R$ 56.990. Fotos: Divulgação/Triumph

01/03/2023 - Tempo de leitura: 4 minutos, 42 segundos

Um dos principais lançamentos da Triumph, a nova Tiger Sport 660 é a aposta da marca para brigar no segmento de aventureiras esportivas médias. Suas principais “armas” são o inédito motor de três cilindros e 660 cc, além de sua ciclística precisa, que mescla esportividade e conforto.

Com preço a partir de R$ 56.990, a nova integrante da linha Tiger, contudo, não tem a mesma vocação para a aventura de suas irmãs de 900 cc e 1.200 cc. Como o próprio nome deixa claro, trata-se de um modelo esportivo, que gosta de pegar estrada, de preferência, com asfalto bom.

Afinal, a nova Tiger 660 deriva da naked Trident 660, da qual herda o motor, o chassi e as rodas de liga leve de 17 polegadas. Apesar da configuração de moto esportiva, ela teve mudanças nas suspensões e na ergonomia para se adequar à sua proposta aventureira.

O conjunto de suspensões tem 150 mm de curso na frente e atrás. Na dianteira, o garfo telescópico invertido da marca Showa não oferece ajustes, mas absorve bem as ondulações da estrada, porém não gosta de buracos e valetas. Na traseira, a balança ancorada em um monoamortecedor com ajuste na pré-carga da mola proporciona conforto para rodar por muitos quilômetros.

Também contribui para a posição de pilotagem confortável seu guidão largo, montado sobre um suporte elevado (riser). Com isso, o condutor mantém uma postura ereta, típica das motos desse modelo. O para-brisa, ajustado facilmente com as mãos, proporciona proteção aerodinâmica suficiente para rodar em rodovias de trânsito rápido.

Tiger Sport tem motor com personalidade

Por baixo do design moderno, com linhas afiladas e um conjunto óptico duplo na carenagem frontal, esconde-se a principal vantagem da Tiger Sport 660, perante suas concorrentes japonesas: o motor de três cilindros em linha. Enquanto Kawasaki Versys 650 e Honda NC 750X usam motores bicilíndricos, a aventureira inglesa traz um cilindro a mais para oferecer bom torque, como suas oponentes, só que com mais potência em altos giros.

Nova Tiger Sport compartilha quadro, rodas e motor com a naked Trident 660, mas tem suspensões de curso mais longo e posição de pilotagem mais confortável

A potência máxima de 81 cv chega em altos giros, a 10.250 rpm, ou seja, pode-se acelerar bastante, antes de o motor “acabar”. Por outro lado, o tricilíndrico entrega bastante torque em baixa e em média rotações, até atingir o pico de 6,53 mkgf a 6.250 giros.

Em conjunto com o câmbio de seis velocidades, escalonado com as três primeiras mais curtas e as três últimas mais longas, a Tiger Sport permite pilotar em qualquer marcha. Pode-se rodar em quinta e baixos giros, mais tranquilamente, ou esticar os giros até altas rotações, instigado pelo ronco do tricilíndrico.

Com essa “dupla personalidade”, o consumo da Tiger Sport 660 também pode variar bastante. Quem viaja tranquilamente roda até 22 km/litro de gasolina, enquanto os que se empolgam no acelerador veem a média cair para 18 km/litro. O modelo tem tanque de 17,2 litros, com autonomia que pode ultrapassar 350 quilômetros.

Eletrônica simples

Como porta de entrada para sua família de aventureiras, o modelo tem uma eletrônica mais simples na versão de 660 cc, em comparação às Tiger de maior capacidade e, também, mais caras.

Há só dois modos de pilotagem – Road e Rain –, que ajustam a resposta do acelerador, o controle de tração e os freios ABS, de acordo com a situação do piso. Embora simples, os modos de pilotagem se mostraram suficientes para garantir a segurança.

Painel é simples, mas traz conectividade com smartphones

Em um passeio pela sinuosa Estrada dos Romeiros, no interior paulista, o sistema ABS e os bons freios da Tiger Sport 660 pararam com eficiência os 206 quilos (em ordem de marcha) em curvas mais fechadas. Já o controle de tração evitou que a roda traseira derrapasse nas reacelerações, mesmo com o asfalto molhado.

Vale destacar o painel com tela colorida de TFT, que, apesar de espartano, exibe as informações necessárias e oferece conectividade com smartphones pelo aplicativo My Triumph. Se usado com um intercomunicador, permite visualizar rotas, ouvir música e até atender a uma chamada.

Segmento concorrido

A nova Tiger Sport 660 já está nas lojas, com preço a partir de R$ 56.990. Também é oferecida na versão Touring, que já traz de série bagageiro com top case (47 litros) e quickshifter, que permite trocar de marchas sem o uso da embreagem, por R$ 62.873,73.

Versão Touring da Tiger Sport 660 traz top-case e quickshifter de série por R$ 62.873,73

Comparada às concorrentes, a aventureira esportiva inglesa tem preço e características interessantes. A Honda NC 750X, vendida por R$ 58.346, não fica devendo nada em tecnologia, mas seu motor de dois cilindros tem apenas 58 cv.

Já em relação à Kawasaki Versys 650, o modelo da Triumph é mais potente e leve; porém, mais caro. A aventureira esportiva de 650 cc da Kawasaki pesa 219 quilos e tem apenas 67 cv, mas seu preço parte de R$ 52.640. Contudo, a Versys 650 também possui uma versão mais equipada para quem procura uma moto para viajar: vendida por R$ 59.640, a variante Tourer conta com malas laterais, baú, protetores de mão e de motor e faróis auxiliares.

Triumph Tiger Sport 660

Motor: 3 cilindros paralelos, 660 cm³
Câmbio: Seis marchas
Transmissão final: Por corrente
Potência: 81 cv a 10.250 rpm
Torque: 6,53 mkgf a 6.250 rpm
Peso em ordem de marcha: 206 kg
Preço: A partir de R$ 56.990

Ver Comentários

  • Só esqueceram de comparar com a Suzuki V-Strom 650, muito mais moto e muito mais confiável do que as três que foram ditas.
    Lamentável.