Avião elétrico com dois lugares é testado na China

Nave que não polui pode ficar por até 150 minutos no ar. Foto: Divulgação/RGAC
Fellipe Gualberto
Há 4 dias - Tempo de leitura: 1 minuto, 35 segundos

Os carros elétricos, movidos a bateria e sem emissão de poluentes, já são realidade. No entanto, uma aviação com zero emissão ainda parece distante. Em um esforço nessa direção, um avião elétrico fez, em 23 de setembro, seu voo inaugural na China, sobrevoando um trecho da famosa Grande Muralha do país, a noroeste de Beijing.

A iniciativa é mais um dos esforços do governo chinês no investimento em uma economia de baixa altitude. O setor incluiria o transporte de pessoas, cargas, entregas e até mesmo o turismo, utilizando naves que voam em baixa altitude. Dentre elas estão os eVTOLs (carros voadores), drones e aviões movidos a bateria, como este que está sendo testado.

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O avião elétrico Liaoning Ruixiang RX1E

Aeronave se apresenta como uma solução com zero emissão para voos curtos. Foto: Divulgação/RGAC

A aeronave do modelo RX1E-A possui dois lugares e pode carregar, no máximo, 630 kg, com autonomia de 150 minutos e alcance máximo de 240 quilômetros. A nave usa bateria de lítio e recebeu licença de produção do governo local em 2018. Atualmente, os testes somam mil voos seguros e 10 mil horas no ar.

O avião elétrico pode ser usado para o treino de pilotos, turismo de aviação e passeios aéreos, de acordo com a fabricante RGAC. A empresa ainda acrescenta, em seu site, que a aeronave “apresenta baixo ruído, zero emissões, manutenção eficiente, alta segurança e operação de baixo custo”.

Por fim, além da nave com dois lugares que já levantou voo, a RGAC também está desenvolvendo uma variação do modelo que pode pousar na água, chamada RX1E-S, e um avião elétrico com quatro assentos, nomeado RX4E.