A BMW apresentou hoje, 28/9, a nova R 1300 GS para substituir a R 1250 GS, moto mais vendida da marca alemã em todo o mundo. A nova geração da BMW GS perdeu peso, ganhou um motor maior e mais potente, além de tecnologias inovadoras.
As mudanças começam já no design. Visualmente, a R 1300 GS trocou os faróis assimétricos por um conjunto óptico em forma de “X”. Batizado de “Matrix” pela BMW, o canhão de LED central traz os fachos alto e baixo, enquanto quatro bastões em X funcionam como luzes de iluminação diurna. Os piscas agora foram integrados aos protetores de mão.
Com foco em reduzir peso e transmitir a sensação de uma moto mais leve, a nova BMW R 1300 GS traz um design funcional e modular. As carenagens ficaram menores e resultam em uma moto aventureira com a silhueta mais esbelta do que a R 1250 GS. Com um novo quadro e um subquadro monochoque, a nova R 1300 GS perdeu cerca de 12 kg em relação a sua antecessora. O peso em ordem de marcha agora é de 237 kg.
Embora mantenha a arquitetura boxer, com dois cilindros opostos, o motor passou por uma completa reformulação. Com maior diâmetro dos cilindros, porém com menor curso (106.5 mm x 73 mm), o motor tem exatos 1.300 cm³ com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável. Com isso, produz 145 hp de potência máxima contra os 136 hp da geração anterior, mas nos mesmos 7.750 rpm. O torque também cresceu: passou de 14,6 mkgf para 15,2 mkgf a 6.500 giros.
O câmbio de seis machas e a embreagem deslizante continuam integradas ao motor, porém agora ficam abaixo e não atrás do boxer. Dessa forma, segundo a BMW, o powertrain perdeu 6,9 kg no total. A transmissão final continua usando cardã, mas com um novo desenho que, de acordo com a fabricante alemã, facilita a montagem e desmontagem da roda traseira.
Na parte eletrônica, a R 1300 GS ganhou mais um modo de pilotagem. Além dos tradicionais “Rain” e “Road”, todas as versões oferecerão os modos “Eco”, para consumir menos combustível, e o “Enduro”, ideal para rodar na terra. O assistente de partida em rampa e o monitor de pressão dos pneus também viraram de série em todas as versões. Assim como o controle de tração e torque do motor já vêm de fábrica na nova BMW 1300 GS.
Tudo continua sendo controlado por meios de botões nos punhos e exibidos no belo painel colorido com tela de TFT. Uma novidade no quesito conforto fica por conta do para-brisa com ajuste elétrico, disponível nas versões mais luxuosas.
Claro que para se encaixar no novo quadro, a BMW atualizou as suspensões – Paralever, na dianteira, e Telelever, na traseira. A fabricante alemã também apresentou uma nova geração do seu ajuste eletrônico de suspensão, o tal Dynamic ESA.
Agora, além de regular compressão e retorno dos amortecedores, o sistema também ajusta a pré-carga da mola, automaticamente. A marca ainda vai oferecer, como opcional, um sistema de altura adaptativa da moto e uma suspensão “sport”, com mais 20 mm de curso.
As rodas mantiveram as medidas – aro 19, na frente, e 17, atrás – com pneus 120/70 e 170/60, respectivamente. A versão de entrada, mostrada na cor branca, usa rodas de liga-leve, enquanto as outras variantes tinham rodas raiadas com aros externos.
A nova BMW R 1300 GS ainda poderá vir com o novo sistema Riding Assistant, composto pelo controle adaptativo de velocidade (ACC), aviso de colisão frontal e auxiliar de mudança de faixa (SWW). O ACC traz controle de distância integrado e permite definir a velocidade de condução desejada, bem como a distância até o veículo da frente.
Já o alerta de colisão frontal conta com intervenção de emergência dos freios e promete evitar colisões e reduzir a gravidade dos acidentes, enquanto o Alerta de Mudança de Faixa monitora as faixas laterais e garantem uma mudança de faixa segura.
A BMW mostrou quatro versões da nova R 1300 GS. Mostrada na cor branca, a versão “básica” tem rodas de liga-leve e para-brisa manual. De acordo com a BMW, trata-se da versão mais leve e focada no essencial.
A TripleBlack é uma variante do modelo GS, popular há muitos anos. Neste esquema de cor, a nova BMW R 1300 GS já traz mais equipamentos, como faróis auxiliares de LED, cavalete central e para-brisa elétrico.
O acabamento azul metálico dá o tom para a variante do modelo GS Trophy. Com faixas e inscrições vermelhas e brancas combinadas com uma estrutura traseira revestida em branco metalizado, a R 1300 GS Trophy mira os consumidores que pretendem usar o modelo no fora-de-estrada e de forma mais radical.
A nova R 1300 GS mostra o seu lado exclusivo e tecnicamente sofisticado na variante de modelo 719 Tramuntana. Combina rodas de raios cruzados em dourado com uma pintura de alta qualidade em Verde Aurelius metalizado e sofisticadas peças em alumínio fresado. Tanto a Tramuntana, como a Triple Black, deve sair de fábrica com as novas tecnologias de assistência ao condutor.
A nova R 1300 GS chega às lojas europeias em breve, mas seu preço não foi divulgado. O modelo também virá ao Brasil, provavelmente, no segundo semestre do próximo ano.