A BMW apresentou um novo câmbio “automático” para suas motos. Batizado de Automated Shift Assistant, assistente de mudança automatizado, em português, o sistema dispensa o manete de embreagem. O acionamento da embreagem passa a ser feito de forma automatizada, dispensando a alavanca manual para acionar a embreagem. Já as trocas de marchas também podem ser feitas de forma automática ou “manual”, pelo pedal de câmbio.
Embora seja mecanicamente semelhante ao câmbio tradicional, o acionamento da embreagem e as trocas de marchas ficam a cargo de atuadores eletromecânicos. De acordo com a BMW, a solução torna a condução mais simples e confortável. Para a marca, a automatização da embreagem e das trocas de marchas não sacrifica a dinâmica emocionante das mudanças.
A fabricante, contudo, não deixou claro qual modelo de moto irá utilizar o novo câmbio. A BMW afirma apenas que o câmbio cria uma ligação ainda mais direta com o motor boxer. Ou seja, a tecnologia deve equipar primeiro os modelos da linha R, como a R 1300 GS ou a R 1250 RT, ambas à venda no Brasil.
Segundo a BMW, o Automated Shift Assistant é a evolução lógica e técnica do Shift Assistant Pro, espécie de quickshift da marca que permite subir ou reduzir sem acionar o manete de embreagem. Entretanto, no sistema tem o manete, para engatar a primeira marcha, ou caso o piloto prefira acionar a embreagem manualmente.
Já no caso do novo sistema, existem dois atuadores eletromecânicos controlados eletronicamente que operam a embreagem e o câmbio. Ao acionar o pedal de câmbio com o pé, para engatar a primeira marcha, por exemplo, um sensor envia a solicitação à unidade de controle. Sensores adicionais determinam as rotações do eixo piloto da transmissão e a posição da embreagem. Essas informações vão para uma unidade de controle do câmbio. Em conjunto com a ECU do motor controla a embreagem, a atuação e as trocas de marchas.
A embreagem é acionada por um atuador eletromecânico. O atuador regula o deslizamento necessário da embreagem e determina a hora de engatar e desengatar ao trocar de marcha.
No modo de mudança manual “M”, o condutor pode mudar as marchas no pedal de câmbio da maneira usual. Se as rotações na marcha desejada estiverem dentro da faixa de rotação máxima ou mínima, a mudança acontece. Se as rotações do motor caírem abaixo de um mínimo dependendo da marcha, as reduções também acontecerão automaticamente no modo manual. Tudo para evitar que o motor pare e a moto “morra”.
Por outro lado, no modo de mudança “D”, as trocas de marchas são feitas automaticamente, dependendo do modo de pilotagem, das rotações do motor, da posição do acelerador e dos parâmetros do ângulo de inclinação. As trocas acontecem de acordo com a situação de pilotagem e os requisitos dinâmicos. O piloto escolhe os modos em um botão no punho esquerdo.
A BMW lançou seu câmbio automático (ou automatizado) para motos sob o lema de “simplifique seu passeio”. De acordo com o comunicado da marca, pilotar com o Automated Shift Assistant também se torna mais agradável graças às mudanças rápidas e adaptadas às rotações e à carga. Segundo a fabricante alemã, os benefícios da tecnologia são: