Semana Europeia da Mobilidade destaca Budapeste pelo melhor programa de mobilidade

Semana Europeia da Mobilidade contou com a participação de 3.351 vilas e cidades de 45 países de todo o continente europeu. Foto: Adobe Stock

20/03/2024 - Tempo de leitura: 1 minuto, 48 segundos

Budapeste recebeu o prémio da Semana Europeia da Mobilidade pelas ações e programas promovidos durante o ano de 2023. Entre os dias 16 e 22 de setembro, todos os anos, cidades europeias têm uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável.

A Comissão Europeia entregou o prêmio a Budapeste, capital da Hungria, pelo projeto de um final de semana sem carros. De acordo com o documento enviado para a imprensa, o projeto contou com 10 mil participantes. Além disso, a cidade também foi reconhecida pelo desenvolvimento de planos para reconstrução da margem do Rio Danúbio e vários eventos voltados para ciclistas e pedestres.

Durante a cerimônia de entrega, em Bruxelas, a vice-presidente da Câmara, Kata Tüttő, afirmou que a cidade deve manter os serviços de transporte público de alto nível. Também afirmou que a cidade deve investir em novas linhas de veículos elétricos e na eficácia energética dos serviços públicos.

A Semana Europeia da Mobilidade foi lançada em 2002, em 19 de abril. Nesta mesma época, ocorre a Semana Verde, em Bruxelas, organizada pela Comissária para o Ambiente e com o apoio da Comissão Europeia.

Os outros finalistas da Semana Europeia da Mobilidade foram Amadora (Portugal) e Innsbruck (Áustria). Em 2023, o evento teve um número recorde de 3.351 vilas e cidades de 45 países com registros para a participação.

Prêmio Ações de Mobilidade

Além de premiar cidades com iniciativas de mobilidade sustentável, a Semana também oferece reconhecimento para ações de diferentes organizações e planos de gestão de mobilidade, por exemplo. A última edição do Prêmio Ações de Mobilidade selecionou o aplicativo Nudgd, desenvolvido em Helsingborg, na Suécia.

Nudgd é uma plataforma online e interativa que aproveita a ciência comportamental para promover viagens escolares sustentáveis ​​em Helsingborg. De acordo com o material da empresa, cerca de 2.400 pais, encarregados da educação dos filhos e funcionários escolares de 25 escolas participaram na plataforma. O aplicativo oferece dicas inteligentes, mapas interactivos e questionários para incentivar o interesse dos deslocamentos ativos.