Cidade de Cambridge adiciona 30 novos ônibus elétricos para viagens intermodais

Serviço de estacionamento e viagens de ônibus funcionam 24h por dia durante toda a semana, com horários flexíveis a depender da disponibilidade do espaço e dos profissionais. Foto: Divulgação/Stagecoach
Redação Mobilidade
Há 14 dias - Tempo de leitura: 1 minuto, 55 segundos

A cidade de Cambridge, na Inglaterra, recebeu 30 novos ônibus elétricos para operar na rede Park and Ride (Estacione e Passeie, em tradução livre). Esse serviço de transporte oferece viagens intermodais, em que motoristas estacionam os carros particulares e embarcam em ônibus por um único valor.

Os locais Park and Ride em Cambridge estão abertos 24 horas por dia, sete dias por semana. Para os motoristas, o serviço oferece até 18 horas de estacionamento gratuito, com ônibus operando a cada 10 minutos durante os horários de pico. Para adultos, a passagem pode sair por € 3,50, cerca de R$ 19,11 em passagens de ida e volta. O serviço oferece passagem gratuita para até 3 crianças menores de 16 anos para cada adulto pagante.

A nova frota de 30 ônibus elétricos possui financiamento conjunto de quatro organizações. Parte do custo vem da Stagecoach East, operadora de serviços de transporte na região, também responsável pelo funcionamento da rede. Também conta com participação da Parceria da Grande Cambridge, da Autoridade Combinada de Cambridgeshire e Peterborough e pelo Departamento de Transportes.

Parte do valor vem da licitação para o esquema de Áreas Regionais de Ônibus com Emissão Zero (Zebra, na sigla em inglês). O projeto destina investimentos para autoridades locais de transportes fora de Londres, com foco em introduzir veículos com emissão zero e infraestrutura necessária para a operação. Além da meta de atingir emissões zero até 2050, a Stagecoach East afirma que a nova frota de autocarros eléctricos reduz cerca de 4.565 kg de CO2 provenientes da operação em cada semana de trabalho.

Tecnologia na operação em Cambridge

A iniciativa da Stagecoach East ainda utiliza um software para planejamento e programação para criar horários otimizados. O cronograma é desenvolvido com base no fluxo de passageiros por dia e na disponibildiade dos veículos.

O mesmo sistema também leva em consideração a operação de carregamento dos veículos que necessitam dos engenheiros no local. De acordo com a empresa, para carregar os ônibus, os técnicos precisam estar disponíveis na garagem. Assim, existem janelas de tempo específicas em que os veículos podem retornar ao depósito e encontrar alguém disponível para carregá-los.