Carnaval 2024: como chegar à folia em Salvador | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Carnaval 2024: como chegar à folia em Salvador

Por: Redação Mobilidade . 31/01/2024
Mobilidade para quê?

Carnaval 2024: como chegar à folia em Salvador

Entenda como vai ficar o trânsito e o sistema de transporte público durante a festa

3 minutos, 49 segundos de leitura

31/01/2024

Por: Redação Mobilidade

Expresso Salvador, Carnaval 2024
Serviço de ônibus e metrô específico para os dias do Carnaval vão operar em horário especial, com rotas modificadas. Foto: Divulgação/PMS

O Carnaval de Salvador é conhecido como a maior festa popular de rua de todo o mundo. Com atrações gratuitas durante vários dias de folia e por quase todo o mês de fevereiro, a cidade se prepara anualmente para receber milhares de foliões em suas ruas. A festa começa oficialmente no dia 8 de fevereiro.

Depois de um ano histórico em 2023, quando mais de um milhão de pessoas visitaram Salvador, número acima do registrado na pré-pandemia, o Carnaval 2024 contará com serviços exclusivos de transporte, além do tradicional cerco do trânsito na capital baiana.

Leia também: Após um ano de BRT, mobilidade urbana em Salvador ainda depende do sistema rodoviário tradicional

Saiba como vai funcionar o esquema de trânsito e os serviços de transporte público durante os dias de Carnaval em Salvador:

Transporte público exclusivo

O Expresso Salvador este ano irá oferecer linhas exclusivas que fazem o transporte dos foliões direto para os circuitos do Carnaval 2024. O serviço terá como origem o Shopping Salvador, o Shopping Paralela e o Salvador Norte Shopping, com destino aos tradicionais circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro).

De acordo com a Secretaria de Mobilidade (Semob) da capital baiana, nos seis dias de festa do Carnaval 2023, 120 mil pessoas utilizaram o modal exclusivo. Para o evento deste ano, a secretaria espera um aumento de 40% no número de usuários.

Cada trecho da viagem tem valor de R$18. Os ônibus terão 20 minutos de intervalos de saída entre cada um. Segundo a secretaria, todos os veículos possuem ar-condicionado e estrutura adaptada para passageiros com alguma deficiência física. A tarifa do estacionamento do shopping está inclusa no valor do bilhete para quem pretende fazer o primeiro trecho em carro particular.

Para comprar o bilhete, o serviço oferece duas possibilidades: compra física diretamente nos postos de vendas instalados no primeiro piso dos shoppings que fazem parte do trajeto, dentro do horário de funcionamento dos estabelecimentos; e através do aplicativo.

Compra via app

A compra dos bilhetes do Expresso Salvador também pode acontecer através do aplicativo oficial do serviço. No aplicativo KIM os passageiros podem comprar o bilhete ou recarregar o cartão físico do serviço. O bilhete em QR Code passará pelo validador do ônibus ao ingressar no coletivo, assim como o cartão.

Para comprar a passagem no formato QR Code, o usuário deve selecionar a opção “QR Code” na página inicial no cartão Expresso Salvador e em seguida em “Comprar QR Code”. Após inserir o valor desejado e realizar o pagamento, o código já fica disponível.

O saldo fica disponível para o passageiro durante 12 horas. De acordo com a Semob, se expirar e não for utilizado, o valor volta para a conta primária. Cada viagem realizada necessita de um QR Code. O saldo remanescente no cartão pode ser transferido para o SalvadorCard, bilhete de viagens da cidade.

Já o uso do cartão físico, os passageiros podem validar cartões utilizados em anos anteriores, apenas realizando uma nova recarregar através do aplicativo ou nos postos do Expresso Salvador. A recomendação é de que a compra seja feita antecipadamente, para evitar filas e gerar mais comodidade aos foliões.

Esquema de trânsito para o Carnaval 2024

A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador)

manteve o Carnaval de 2024 as cinco zonas de restrição de tráfego, nas cores Amarela, Marrom, Roxa, Verde e Vermelha. As zonas dizem respeito aos bairros
Barra, Ondina, Canela, Rio Vermelho, Graça, Corredor da Vitória, Campo Grande e Dois de Julho.

Além disso, as cinco zonas de restrição de tráfego também terão 12 subzonas. Os moradores das regiões demarcadas receberão até duas credenciais de acordo com os veículos cadastrados. Nessas zonas de restrição, apenas veículos credenciados e identificados com adesivos emitidos pelo órgão de trânsito de Salvador poderão circular.

As vias da Av. Centenário, Av. Oceânica, Av. Anita Garibaldi e Av. Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela) terão restrições parciais de circulação, com prioridade para transportes coletivos, táxis e mototáxis.

De acordo com a Transalvador, mais de cinco mil vagas de estacionamento estarão disponíveis em estacionamentos remotos, a partir de quinta-feira, 8. Os locais estarão abertos por 24h, no Salvador Shopping, no Salvador Norte Shopping e no Shopping Paralela.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login