A possibilidade de eliminar todos os pontos cegos do motorista em uma grande carreta já seria motivo suficiente para as montadoras trocarem os retrovisores comuns por câmeras. Mais do que isso, elas também permitem reduzir o consumo de diesel, em até 2%, já que os suportes das lentes são bem menores do que os espelhos e, com isso, reduzem o arrasto aerodinâmico.
As imagens das câmeras são projetadas em monitores verticais instalados dentro da cabine, atrás das colunas. Eles têm divisões como os retrovisores convencionais. A parte inferior equivale a um espelho convexo, com campo de visão maior e imagem menor do que a real.
“O principal mote é a segurança. A eliminação de pontos cegos se tornará obrigatória, na Europa, em 2024”, afirma Rickyson Pinelli, diretor comercial da Positron Stoneridge, empresa que detém a marca MirrorEye. Nos suportes, também são instaladas as lentes que estarão apontadas para baixo, abrangendo as áreas dianteira e lateral direita da cabine – que os espelhos comuns não cobrem.
Pinelli ressalta que as lentes são tratadas para repelir água e sujeira e têm sistema de aquecimento para não embaçar. “Elas ainda permitem visibilidade noturna, porque têm sensor infravermelho.” Quando instalado, o equipamento se comunica com a central eletrônica do caminhão, o que permite alterar o ângulo das lentes durante as curvas.
De acordo com a empresa, o conjunto é bastante configurável. Sem revelar os nomes das montadoras, Pinelli informa que já existem entendimentos com uma fabricante sueca, uma holandesa e uma americana, e garante que o MirrorEye é aprovado nas normas em vigor na Europa e também nos Estados Unidos.