Carro voador modular da chinesa Xpeng chega em 2026

Criação da XPeng Aeroht, subsidiária da fabricante de automóveis XPeng, recebeu o nome de Land Aircraft Carrier. Foto: Divulgação/Xpeng Aeroht

Há 8 dias - Tempo de leitura: 1 minuto, 53 segundos

A chinesa Xpeng Aeroht está a poucos meses de colocar o carro voador modular no mercado. As primeiras entregas estão previstas para acontecer em 2026, o “Land Aircraft Carrier” (porta-aviões terrestre em tradução direta) é o único carro no mundo capaz de armazenar uma “aeronave” em seu porta-malas.

Leia também: Carro da Chery permite que motorista ‘encaixe’ asas e saia voando

Conforme a empresa, até o final de 2025, a fábrica estará pronta para produzir mil veículos por ano, principalmente o carro voador. Já a “nave-mãe”, o veículo terrestre, tem seis rodas com tração integral 6×6 e direção traseira. Além disso, a Xpeng ressalta a capacidade off-road do veículo, de 5,5 metros de comprometimento, 2 m de largura e altura.

O carro voador é uma estrutura eVTOL feita em fibra de carbono equipada com seis rotores e cockpit panorâmico de 270º. Um eVTOL é uma aeronave elétrica com capacidade de pousar e decolar na vertical, nomenclatura usada para veículos de carga e passageiros.

De acordo com a Xpeng, a aeronave tem piloto automático e manual. Ademais, o “Land Aircraft Carrier” ainda oferece planejamento de rota automático, cruzeiro autônomo, retorno com um toque, detecção de obstáculo de 360º e assistência visual de descida.

Além disso, a Xpeng informa que o usuário consegue dominar o controle da aeronave em cinco minutos. Para alcançar a capacidade de especialista, basta três horas de uso. A empresa também garante os modos de direção duplos e um modo esportivo para maior manobrabilidade. “Seja em modo manual ou autônomo, o sistema inteligente de controle de voo e navegação garante estabilidade, mantendo os parâmetros de voo dentro dos limites de segurança”, informou a chinesa.

Lançamento do carro voador

No final de 2024, a Xpeng fez o primeiro voo demonstrativo carro voador modular na 15ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China (China Airshow) em Zhuhai, Guangdong, na China.

Conforme descrição da empresa, o primeiro voo foi um sucesso. O carro voador realizou quatro manobras: “Aceleração Linear de Baixa Altitude”, “Subida Espiral”, “Descida Constante” e “Pouso de Precisão”.

Leia também: Carro voador decola pela primeira vez no Brasil