Clássica Lambretta surge em versão elétrica na Itália

Autonomia da Lambretta Elletra pode chegar a 130 quilômetros. Foto: Divulgação/Lambretta
Arthur Caldeira
09/11/2023 - Tempo de leitura: 1 minuto, 24 segundos

Entre novas motos grandes e potentes, uma pequena scooter chama a atenção no Salão de motos de Milão. Trata-se do conceito Elletra, uma versão elétrica da clássica Lambretta, apresentada no evento, que abre as portas ao público hoje (9/11) e vai até domingo, na cidade italiana.

Embora tenha as linhas das antigas scooters que fizeram sucesso em todo o mundo e também no Brasil, a Lambretta elétrica tem um ar futurista. O design traz iluminação full-LED, com setas na ponta do guidão e um assento que parece flutuar.

A carenagem metalizada esconde um moderno motor elétrico de 11kW de potência, isto é, 14,9 cv. Desempenho equivalente às motos e scooters de 125 cc com motores de combustão interna. De acordo com a fabricante, a Lambretta elétrica pode chegar à 110 km/h.

Alimentado por uma bateria de íons de lítio com 4,6 kWh, a scooter elétrica conta com três modos de pilotagem. O modo Eco, mais conservador, pode rodar até 130 quilômetros a uma velocidade média de 40 km/h; enquanto o Ride vai até 70,5 km a 72 km/h; e o mais agressivo Sport oferece somente 60 km de autonomia a uma velocidade média de 80 km/h.

A recarga leva aproximadamente 5h30 em uma tomada comum de 220V. Já em uma estação de recarga rápida, o tempo para recarregar até 80% da bateria cai para cerca de 35 minutos.

Apesar de ainda ser um conceito, a Lambretta Elletra deve entrar em produção em breve, segundo a marca. A Lambretta, contudo, não revelou preço e nem quando a scooter elétrica chega às lojas.

Galeria de fotos: Lambretta Elletra