A ViaMobilidade e a ViaQuatro, empresas responsáveis pelas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estão usando óculos de realidade virtual para treinar os condutores de trens de suas linhas. A tecnologia permite preparar os condutores para situações adversas, por exemplo, animais na pista, tempestades e baixa visibilidade, cenários que dificilmente poderiam ser treinados em veículos reais.
“Com os óculos, temos a possibilidade de simular cenários complexos e desafiadores de forma segura e controlada, permitindo que os agentes experimentem e respondam a falhas reais em um ambiente imersivo, sem risco de acidentes”, conta Hamilton Trindade, Gerente Executivo de Atendimento da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
Ao mesmo tempo, a tecnologia também aumenta o número de condutores em treinamento. Como a simulação retira a dependência de trens disponíveis, ela aumenta a frequência que os condutores já habilitados podem fazer reciclagem.
Leia também: ViaMobilidade adota sistema contra queimadas em São Paulo
A simulação usa óculos de realidade virtual Quest 2 e dois controles de mão. Atualmente, cinco unidades dos aparelhos estão em uso pelos condutores.
Com os óculos, é possível aprender a executar tarefas como inicialização do trem, abertura e fechamento de portas, controle de velocidade e simulações de frenagem. De acordo com a concessionária, o trecho da simulação replica o trajeto entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim.
“Apesar de ser apenas esse trecho, todos os elementos que os operadores se deparam no dia a dia estão contemplados no simulador. Por exemplo, aparelhos de mudança de vias, sinais de campo, sistemas de rede aérea, via permanente, energia, elementos arbóreos. Além das imposições de condições climáticas, riscos de acidentes e o entorno urbanístico”, detalha a empresa em nota para o Mobilidade Estadão.
A simulação com realidade virtual tem diferentes propósitos. Nos trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, “os óculos de realidade virtual auxiliam na formação dos novos operadores de trens e na reciclagem dos operadores que já exercem a função”, segundo a ViaMobilidade. Por outro lado, na Linha 4-Amarela o objetivo é preparar os condutores “para lidar com falhas e operar o equipamento de controle local das portas de plataforma nas estações” .