O projeto do Aeromóvel na Costa Rica deu início a etapa de estudos de viabilidade técnica e econômica. O meio de transporte automatizado utiliza um sistema de propulsão pneumática para se locomover.
O Aeromóvel tem tecnologia brasileira da empresa Aerom e usa motor da WEG. O acordo na Costa Rica para o licenciamento e implantação do sistema permitirá a instalação da tecnologia na região metropolitana de San José, a capital da Costa Rica.
A estrutura terá aproximadamente seis quilômetros de extensão e deverá conectar o novo terminal de ônibus da FECOSA às outras linhas. O ponto fica localizado no centro da província. Além disso, o projeto ainda considera a conexão com o futuro terminal situado na INVU Las Cañas e o Aeroporto Internacional Juan Santamaria (SJO).
Esta é a ideia do país para uma linha piloto de uma estratégia de mobilidade sustentável para toda a região metropolitana de San Jose, de acordo com a empresa brasileira.
“Há dois anos, eles vinham avaliando a aplicação, incluindo o custo de implantação. E há total sintonia com o Aeromovel porque, sendo o meio ambiente uma preocupação de Estado em uma das nações mais sustentáveis do planeta, a Costa Rica valorizou a comprovada eficiência energética do Aeromovel, que pode chegar a ser 80% mais econômico do que os sistemas convencionais, como o ônibus”, explica o CEO da Aerom, Marcus Coester.
A parceria foi firmada pela Aerom e a Movilisa Holding, consórcio responsável pela Parceria Público-Privada (PPP). Ao mesmo tempo, a Incofer, Companhia Ferroviária costarriquenha e o poder concedente também assinaram o documento.
No Brasil, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS) possuem a tecnologia.