Centro financeiro do Brasil e uma das maiores cidades do mundo, São Paulo conquistou a liderança no eixo Mobilidade e Acessibilidade, do Ranking Connected Smart Cities 2022. Não por acaso, ela é um dos principais destinos de empresas globais de inovação em mobilidade. Além disso, a capital se posicionou em primeiro, também, no eixo Economia, desta edição do estudo.
Depois de liderar o ranking geral do Connected Smart Cities por dois anos consecutivos, São Paulo ficou com a terceira posição, no cômputo do levantamento deste ano, mas conseguiu manter a liderança entre as cidades da Região Sudeste do Brasil. “No ano passado, foi o prefeito Bruno Covas quem recebeu o troféu que consagrou São Paulo como a cidade mais inteligente e conectada do Brasil. Deixou um legado e uma missão para a cidade: diminuir a desigualdade social usando tecnologia, inovação e conectividade. Estamos ampliando o acesso à internet e digitalizando serviços de transporte, saúde, educação e negócios”, afirmou Ricardo Nunes, atual prefeito de São Paulo.
São Paulo em números
Maior PIB do País e uma das cidades mais populosas do mundo, a capital paulista acumula recordes quando os assuntos são mobilidade e acessibilidade. Reconhecida pela diversidade de modais, ela é uma das primeiras cidades brasileiras a implantar o bilhete eletrônico em seu transporte público, atualmente, permitindo o pagamento até por meio de PIX. Também é pioneira a contar com semáforos inteligentes, que dimensionam a abertura e o fechamento dos equipamentos de acordo com o volume de tráfego de veículos e de pedestres, auxiliando no trânsito.
A cidade conta, hoje, com mais de 600 quilômetros de ciclovias, a maior estrutura para essa finalidade do Brasil, modal inteligente por ocupar menos espaço, reduzir a emissão de poluentes e estimular a prática de atividade física e o bem-estar de seus praticantes, com uma relação de 5,53 quilômetros de ciclovia, por habitante. A frota de veículos de baixa emissão passou de 0,10% para 0,21% do total, número ainda considerado baixo, mas que vem aumentando a cada ano.
Ainda no eixo Mobilidade, a população da cidade conta, em um raio de 100 quilômetros, com acesso a três dos maiores e mais movimentados aeroportos do País: Congonhas, Guarulhos e Viracopos – este último localizado em Campinas, município no interior do Estado vizinho à capital. Além de possuir estrutura de transporte rodoviário interestadual para mais de 940 destinos brasileiros.