A 23ª Fenatran, que ocorre, de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo, terá entre os destaques a Arena de Conteúdo, local dedicado a palestras e debates de interesse de expositores de caminhões e veículos comerciais, carretas e de toda a cadeia de transporte. A grade dos dois primeiros dias, 7 e 8, trará as Perspectivas para 2023, como conta Ana Paula Pinto, gerente da feira.
“Montadoras, fabricantes de implementos, transportadores e entidades do setor vão mostrar suas previsões e também o que esperam para o próximo ano”, diz a executiva. Associações como Anfavea (que representa as montadoras), Anfir (carretas), Sindipeças (componentes), Simefre (das fábricas de materiais para rodo e ferroviários) e aquelas voltadas aos transportadores, como NTC&Logística e Setcesp, também vão apontar os caminhos para 2023. Além das perspectivas, a arena guarda espaço para outros temas relevantes. Confira, a seguir, alguns deles.
Esse conjunto de palestras e debates sobre sustentabilidade chega à quarta edição dentro da Arena de Conteúdo, da Fenatran. “A ideia é sempre mostrar casos de sucesso e experiências práticas, não só as voltadas à preservação do meio ambiente mas também favoráveis à agenda ESG e capazes de inspirar os participantes”, afirma a gerente da feira, referindo-se aos aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.
O trecho final do transporte de encomendas, ou last mile (última milha), que comumente responde por mais de 50% do valor total de um frete, será o tema das discussões. “O assunto estará mais focado no uso dos veículos urbanos de carga (VUCs) para a entrega final, mas vale dizer que esse é um painel em que todos devem tratar, juntos, da mobilidade em grandes centros, e isso pode envolver também a última milha percorrida por veículos menores”, afirma Ana Paula.
Acontecerá o 1º Fórum de Mulheres no Setor de Transporte e Logística do Brasil. “A ideia teve algumas frentes. Na RX [Reed Exhibitions, promotora e organizadora do evento], há um núcleo de diversidade e inclusão. E percebemos que as empresas voltadas ao transporte também estão trabalhando nesse sentido. Assim, abrimos espaço na arena para falar de diversidade e inclusão feminina e, também, de como melhorar e agir de forma diversa. Afinal, o objetivo da Fenatran é este: levar valor ao mercado”, recorda a gerente da feira, que está reunindo executivas e executivos do setor.
Ainda dentro desse fórum, haverá a iniciativa Com Elas na Fenatran, que pretende tornar a feira cada vez mais representativa para as mulheres que atuam no segmento. Os parceiros já inseridos nesse painel são o Setcesp, com o seu “Vez e Voz”, o “A Voz Delas”, da Mercedes-Benz, e o Rota Feminina, impulsionado por várias empresas da cadeia logística (Linkedin Rota Feminina/Instagram @rotafeminina.move).
Outro ponto de debate é a necessidade de melhorar a infraestrutura em rodovias e paradas, porque cresce o número de mulheres envolvidas de forma direta no transporte de carga, dirigindo ou dando apoio ao condutor.
Dentro da Fenatran, há também uma área especializada em intralogística e movimentação de materiais, a Movimat. Os participantes desse segmento representam parte importante do ecossistema e mostram suas empilhadeiras, seus equipamentos e suas tecnologias de armazenamento, além de processos logísticos. “Tudo isso faz parte da cadeia da Fenatran”, recorda a gerente da feira.
Ana Paula afirma que os temas abordados na Arena de Conteúdo vão tratar dessas “duas pontas” da cadeia, o transporte e a intralogística. “Queremos falar muito dos impactos e do grande impulso que a pandemia da covid-19 deu ao comércio eletrônico e a todos os atores envolvidos.”
De acordo com a organização, a Fenatran deste ano ocupou um pavilhão a mais dentro do São Paulo Expo, ampliando a área para 100 mil metros quadrados, 20% a mais do que na edição de 2019. A expectativa é que o evento deste ano gere mais de R$ 9 bilhões.
Todas as montadoras de caminhões estarão presentes, assim como os maiores fabricantes de carretas e implementos rodoviários, pneus e freios. Mais de 500 expositores estão confirmados. O credenciamento para visitação pode ser feito pelo site da Fenatran. Vale dizer que o visitante tem de ser maior de 18 anos.
Além da possibilidade de conhecer de perto grandes caminhões, a feira oferece o Fenatran Experience, espaço onde é possível dirigir os veículos. Na edição de 2019, foram realizados mais de 2.500 test drives.
O São Paulo Expo fica na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5. O estacionamento tem 6.500 vagas. O período de 12 horas sai por R$ 60 para automóveis e R$ 35 para motos. Os valores para vans variam de R$ 75 a R$ 95, e os de micro-ônibus e ônibus, de R$ 125 a R$ 165. Os preços foram obtidos no site do São Paulo Expo.
Saiba mais sobre a Fenatran no nosso canal especial.