O primeiro pórtico de free flow no Paraná foi inaugurado em fase de testes. O sistema de pedágio sem cancela está instalado no quilômetro 138 da BR-277, localizado na cidade de São Luiz do Purunã. De acordo com Sergio Santillán, diretor-presidente da Via Araucária, o pórtico deverá ter um fluxo de aproximadamente 16 mil veículos, quando estiver em operação oficial.
A estimativa é de que entre 38% a 40% dos veículos que passem pelo pórtico no futuro sejam comerciais. A instalação do sistema é uma parceria da empresa Velsis, especializada em tecnologia de mobilidade, e a Via Araucária.
Pelo fato de pórtico de passagem do sistema free flow ainda estar em fase de testes, os usuários continuam pagando a tarifa normalmente na praça de pedágio com cancela. Conforme Renato Moretti, superintendente de Concessionárias e Rodovias da Velsis, a concessionária não tem obrigação contratual de implantar um sistema free flow na rodovia. Sendo assim, ainda não há uma previsão exata de quando o pórtico estará em funcionamento pleno, nem uma estimativa de até quando a fase de testes deverá durar.
De acordo com Moretti, durante a fase de teste o sistema irá realizar a coleta das passagens dos veículos, mas o principal objetivo é poder ter a operacionalidade da função e validação toda a cadeia do dado.
“Desde quando o veículo passar no pórtico, o sistema vai fazer a leitura da tag, também será possível verificar como vai funcionar o envio em caso de não existência da tag, etc.”, afirma.
“A concessionária tem um apoio muito forte de inovação e isso nos permitiu que pudéssemos instalar o sistema pra desenvolver a tecnologia”, explica o superintendente. A tecnologia implementada também é resultado de uma parceria da Velsis com a Q-Free, empresa norueguesa de sistema free flow. “A Velsis adequou a solução aos requisitos brasileiros de operação de um sistema free flow”, conta.
Os pórticos do sistema free flow podem ser equipados com câmeras, equipamentos de scanners 3D, sensores e antenas, por exemplo. Todo esse equipamento serve para identificar a passagem de um veículo, captado por meio de uma identificação por radiofrequência (RFID) via TAGs dos veículos. O sistema também pode utilizar câmeras com reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para ler as placas.
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As tags do sistema free flow funcionam como uma etiqueta eletrônica. Essa ferramenta de identificação permite o pagamento automático de pedágios sem a necessidade de parar o veículo em um pórtico. Graças ao equipamento tecnológico, o sistema também funciona durante a noite ou em condições de baixa visibilidade.
A tecnologia consegue medir a altura, largura e quantidade de eixos de cada veículo. Por isso, ela é capaz de identificar cada tipo de veículo e aplicar o pedágio de maneira específica.