A partir do mês de setembro, cerca de 50 ônibus elétricos serão incorporados à frota da cidade de São Paulo. A iniciativa faz parte da renovação dos veículos por modelos menos poluentes, prevista na Lei de Mudanças Climáticas.
A renovação da frota também conta com infraestrutura de recarga, incorporados simultaneamente. O programa de metas da Prefeitura de São Paulo prevê atingir, até 2024, 20% da frota total composta por ônibus elétricos.
O projeto é uma parceria da Prefeitura de São Paulo com a Enel X, empresa de soluções em energia do Grupo Enel. Segundo a empresa, cada ônibus elétrico em circulação evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO2 na atmosfera por ano.
As empresas de ônibus Ambiental, Transpass, do consórcio Transvida, e Transwolff também assinaram o acordo. De acordo com o documento, os novos veículos começarão a rodar, gradualmente, ao longo do mês.
O acordo prevê, inicialmente, 50 ônibus produzidos pela Caio/Eletra. O Guia de Investimentos para ônibus Zero Emissão no Brasil estima que, até 2030, 11.008 ônibus elétricos comecem a circular no País. A pesquisa ainda aponta São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador como principais agentes deste setor, correspondendo por 84% do mercado.
“Eletrificar a frota de ônibus na maior metrópole do Brasil é um passo fundamental para criar um modelo de cidades mais sustentáveis no País”, afirma Francisco Scroffa, executivo responsável pela Enel X Brasil.