Inovação

Movida amplia frota de elétricos com mais 150 Nissan Leaf

A Movida, empresa de aluguel de carros que oferece soluções em mobilidade urbana, deu mais um passo rumo à eletrificação de sua frota. Depois de comprar 70 unidades do Nissan Leaf, no ano passado, agora ela ampliou o portfólio de veículos 100% elétricos com a aquisição de mais 150 Leaf. Com investimento de R$ 9 […]

3 minutos, 13 segundos de leitura

03/11/2021

Por: Mário Sérgio Venditti

parceria entre movida e nissan
Foto: Divulgação Movida

A Movida, empresa de aluguel de carros que oferece soluções em mobilidade urbana, deu mais um passo rumo à eletrificação de sua frota. Depois de comprar 70 unidades do Nissan Leaf, no ano passado, agora ela ampliou o portfólio de veículos 100% elétricos com a aquisição de mais 150 Leaf. Com investimento de R$ 9 bilhões nos ú1timos três anos, a Movida tem 170 lojas de aluguel de carros e 73 de seminovos espalhadas em todo o Brasil e dispõe de 159 mil automóveis. 

“O número de carros elétricos no País ainda é pequeno, mas a demanda por locação vem aumentando”, afirma Renato Franklin, CEO da Movida. “Aos poucos, os usuários estão se familiarizando com os benefícios dos veículos movidos a bateria. Houve momentos que não tínhamos automóveis para alugar, porque todos já estavam fora.” 

Franklin conta que o feedback dos clientes é o melhor possível. “Em primeiro lugar, eles elogiam a ausência de ruído e a agilidade do Leaf. A segunda observação é uma preocupação de onde recarregar a bateria, mas, depois, percebem que não há segredo. É tão simples como usar o smartphone”, revela. 

A Movida tem, ao todo, 300 carros elétricos. Além dos 220 Leaf, ela oferece aos clientes BMW i3, Renault Zoe e Fiat 500e. Os planos de locação podem ser diários, semanais, por três meses e anuais, ou seja, eventuais ou de longo prazo. 

Sempre buscando um papel de pioneirismo, a Movida investe em sustentabilidade ao comprar veículos elétricos. Além disso, foi a primeira locadora de veículos, no mundo, a receber a certificação internacional de Empresa B, concedido pela fundação B Lab para corporações que se comprometem a desenvolver um modelo de negócios focado em desenvolvimento socioambiental. 

“A Movida se candidatou a um programa robusto, em que mostrou ser uma empresa que faz bem ao planeta”, diz Franklin. “Assumimos o compromisso de, até 2030, reunir 20% de veículos elétricos e híbridos na nossa frota e reduzir em 30% a emissão de gases de efeito estufa. A nossa meta é envolver também a cadeia de fornecedores”, anuncia.

Mais Leaf em 2022

A parceria entre Movida e Nissan não se resume à comercialização do lote de 150 Leaf. Juntas, as duas marcas vão investir na expansão da infraestrutura de recarga. Segundo Franklin, o acordo abrange a instalação de uma estação com dez carregadores rápidos e um ultrarrápido, na loja da Movida na Vila Moreira, na cidade de São Paulo, escolhida pela localização estratégica. 

O hub começa a funcionar em novembro. “O foco é atender os motoristas de aplicativos e de delivery, embora esteja disponível a todos os usuários”, anuncia o executivo. O espaço também será uma espécie de showroom para empresas interessadas em eletrificar suas frotas verem de perto como funcionam os veículos com emissão zero de poluentes. 

“Queremos desenvolver a cultura da mobilidade por meio de acordos que incentivem o uso dos elétricos e apoiem o estudo da tecnologia e soluções ligadas à eletrificação”, afirma Tiago Castro, diretor sênior de marketing e vendas da Nissan do Brasil. “A aliança com a Movida permite que mais pessoas experimentem esse tipo de veículo.”

As tecnologias avançadas do Nissan Leaf motivaram a Movida a comprá-lo em grande quantidade. Uma delas é o e-Pedal: quando o motorista alivia a pressão no acelerador, o carro começa a perder velocidade até parar completamente, operação que também ajuda a recarregar a bateria. Franklin adianta que a parceria ainda não acabou e a Movida quer ir às compras, novamente. “Pretendemos adquirir o dobro de Leaf em 2022”, completa.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários

Você precisa estar logado para comentar.
Faça o login